GERAL
Morte de Zé Wilson, ex-sindicalista do meio bancário e advogado, repercute fora do Acre

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte lamenta com profundo pesar o falecimento de José Wilson Mendes Leão, ex-diretor do Sindicato dos Bancários do Acre, fundador e primeiro secretário de Formação Sindical da Fetec-CUT/CN. Funcionário aposentado do Banco do Brasil, Zé Wilson tinha 72 anos e era também advogado e militante político.
A notícia do falecimento foi divulgada pelo ex-governador e ex-senador do Acre Jorge Viana, atual presidente da ApexBrasil, que prestou homenagem pública ao amigo de muitas lutas por meio das redes sociais.
Nascido em 8 de setembro de 1952, Zé Wilson teve atuação marcante no movimento sindical e na organização política de base no Acre, especialmente durante o processo de consolidação das forças progressistas no estado. Uma das figuras históricas da formação do Partido dos Trabalhadores (PT) no Acre e da Frente Popular, coalizão que marcou a história política local por décadas.
O secretário “Lembro do Zé Wilson em nosso primeiro Congresso de fundação da Fetec-CUT/CN. O SEEB-AC foi de fundamental importância nesse nosso desafio e também nas lutas sindicais e políticas do Acre e da nossa região. Sinto muito o ocorrido. Que Deus o tenha. Zé Wilson, presente!”, lamenta Ayr José Cícero de Sá, secretário de Administração e Finanças da Federação e companheiro de diretoria de Zé Wilson na criação da Federação.
Além da trajetória política, José Wilson era advogado respeitado e bastante conhecido em Rio Branco, com ampla rede de amigos e colegas na capital. Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB-AC) manifestou profundo pesar pela morte do profissional, destacando sua relevância para a advocacia e para a sociedade acreana.
Companheiro Zé Wilson, presente!
Fonte: Fetec-CUT/CN











