Connect with us

ELEIÇÕES

MPAC discute projeto de combate às informações falsas sobre o sistema eleitoral

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Centro de Apoio Operacional (Caop) de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, realizou nesta terça-feira, 19, uma reunião com representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Pelo MPAC estiveram presentes, a procuradora de Justiça Kátia Rejane e o procurador de Justiça Sammy Barbosa.

O objetivo do encontro foi firmar uma parceria entre as instituições para realização de atividades em escolas da rede estadual, visando esclarecer jovens eleitores a respeito do combate às informações falsas sobre as eleições, bem como abordar sobre a segurança do sistema eleitoral brasileiro. As ações realizadas farão parte do projeto “Na vibe da eleição”, que está em fase de implementação.

De acordo com a procuradora de Justiça Kátia Rejane, além dos esclarecimentos a respeito do funcionamento do sistema eleitoral, o MPAC tem, ainda, a intenção de introduzir nas escolas discussões a respeito da participação de mulheres na política.

“Queremos trabalhar principalmente com o público jovem, tanto na questão de combate a fake news como na questão da participação feminina na política. A gente precisa ter um momento para fazer os jovens entenderem que foi uma conquista árdua o direito de a mulher votar e ser votada, mas ainda vemos poucas ocupando os cargos públicos”, afirmou.

O procurador de Justiça Sammy Barbosa afirmou que o projeto foi pensado após uma parceria firmada com o Tribunal Superior Eleitora (TSE) visando tirar dúvidas da sociedade sobre a segurança das urnas eletrônicas, que atualmente vêm sofrendo ataques baseados em informações falsas.

“Dessa interlocução com o TSE surgiu a ideia de levarmos o tema para as escolas, uma vez que batemos o recorde de eleitores cadastrados na faixa de 16 a 18 anos. Esse é um eleitorado com o voto facultativo e propicio para essa discussão”, explicou.

Durante a reunião, os representantes da Secretaria de Educação se disponibilizaram a fazerem a mobilização de escolas e produzirem um calendário para realização de palestras, que abordarão o combate as fake news e a participação de mulheres na política. O MPAC e TRE farão a escolha dos palestrantes, que terão como público alvo, alunos de 16 a 18 anos.

[Ascom-MPAC]

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas