ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MPAC e Estado alinham ações de auxílio aos atingidos pelas cheias no Acre
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) reuniu-se na manhã desta sexta-feira, 23, com órgãos estaduais para discutir ações de auxílio às famílias desabrigadas pelas cheias no Acre.
A reunião, conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, contou com a participação do procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, Celso Jerônimo de Souza, do coordenador do Grupo Especial de Apoio e Atuação para Prevenção e Resposta a Emergências ou Estado de Calamidade devido à ocorrência de Desastres (GPRD), promotor de Justiça Luis Henrique Rolim, além de representantes da Casa Civil, Secretaria de Governo, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Estado.
Durante o encontro, foi apresentado o panorama atual da situação do Rio Acre, tanto na capital quanto nos municípios do interior, destacando as ações já implementadas para auxiliar as vítimas e as ações planejadas caso a situação das cheias se agrave.
Danilo Lovisaro enfatizou que o Ministério Público do Acre, por meio do GPRD, está monitorando a situação das enchentes, vistoriando abrigos nos municípios do Alto Acre, onde mais de 60 famílias foram atingidas, e fiscalizando os primeiros casos de abrigamento na capital.
“A reunião proporcionou um diálogo sobre os preparativos e o plano de contingência da Defesa Civil do Estado. Na parte da tarde, teremos uma reunião com a Prefeitura de Rio Branco para verificar quais providências estão sendo tomadas pelos órgãos de Defesa Civil Municipal e, assim, organizar a atuação do Ministério Público do Estado do Acre no campo fiscalizatório e no apoio às ações do poder público”, disse.
O chefe da Casa Civil, Jonathan Xavier Donadoni, ressaltou a importância da atuação do MPAC. Ele destacou que, além de fiscalizar, o órgão é essencial para mediar as atribuições do Estado e do Município diante de um possível transbordamento na capital, contribuindo para que as ações de apoio às famílias atingidas ocorram de forma coordenada e eficaz.