ACRE
Município do Acre habitado por mais de 60% de indígenas faz festa desde cedo para comemorar Dia do Índio
O município de Santa Rosa, localizado na fronteira com o Peru, as margens do rio Purus, bem ao sul do Acre, tem cerca de 7 mil habitantes, segundo o último censo, realizado em 2018, e pelo menos 60% dessa população é indígena. Certamente por essas razões é que desde muito cedo desta terça-feira, 19 de abril, Dia do Índio, a prefeitura promove uma festa que ainda deve durar o dia inteiro.
O prefeito da cidade, Tamir Sá (MDB), não é indígena, mas seu vice, Valdir Genésio Kaxinawa (PSD), representa toda a população nativa, que é formada ainda por Kulinas e Jaminawas. Tamir informa ao Acrenews que a população de sete mil pessoas já deve estar ultrapassando as 10 mil, em relação ao último senso e isso pode elevar para perto de seis mil índios.
Além do café da manhã, prefeito e vice acompanharam todo um ritual puxado pelos indígenas. Como tem apoio de maioria esmagadora, o prefeito não nega que sua gestão vive sob forte influência dos caciques da região. Nos últimos anos, Tamir estreitou ainda mais essa relação, levando em conta, sobretudo, o fato de seu vice ser originário das aldeias kaxinawas. Além de danças e apresentações, o prefeito ainda vai participar de toda a programação que durará até o final da tarde.
You must be logged in to post a comment Login