O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou na sexta-feira, 28, e sábado, 29, a primeira edição de 2025 do programa Saúde Itinerante Especializado, na Vila do Incra, em Porto Acre. A iniciativa teve como objetivo investigar transtornos globais do neurodesenvolvimento em crianças da região, totalizando 728 atendimentos.
Além da equipe médica multidisciplinar, o programa contou com profissionais de pediatria, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional e serviço social.
Também foram incluídos ortopedistas e odontopediatras, focados na identificação de possíveis problemas relacionados ao frênulo lingual, procedimento popularmente conhecido como “teste da linguinha”. Em caso de detecção de alterações, as crianças são encaminhadas para procedimentos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), unidade de referência para os casos, evitando consequências como dificuldades para mamar ou para comer alimentos sólidos, além de alteração posterior na estrutura dos dentes e na fala.
Durante a ação, também foram emitidas unidades da Carteira Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (e-Ceptea) e realizadas capacitações para profissionais locais, visando à continuidade dos atendimentos no município. A inserção dos pacientes no Sistema de Regulação (Sisreg) foi um aspecto central da iniciativa, garantindo o acompanhamento adequado das crianças atendidas.
A edição contou com apoio de sete alunos internos do curso de medicina do Centro Universitário do Norte (Uninorte), graças a parceria da Sesacre com a instituição.
A chefe da Divisão de Saúde Itinerante Especializada da Sesacre, Rosemary Ruiz, destacou a importância da parceria com a Prefeitura de Porto Acre e o acolhimento proporcionado pela Secretaria Municipal de Saúde. “O programa possui um cronograma anual que prevê retornos a cada 90 dias, com uma nova visita ao município agendada para agosto”, relatou, acrescentando que todas as crianças devem estar devidamente reguladas para receber os serviços oferecidos pelo programa.
O Saúde Itinerante Especializado em Neuropediatria desempenha um papel fundamental na sociedade acreana, ao levar atendimento especializado às comunidades mais distantes, facilitando o acesso a serviços de saúde essenciais e promovendo diagnósticos precoces. A abordagem contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida das crianças e de suas famílias, reforçando o compromisso do governo do Acre com a saúde infantil e o desenvolvimento integral dos pequenos cidadãos.
“Com a preocupação do nosso governo e a gestão da Sesacre, podemos fazer o caminho inverso. Invés de essas crianças se dirigirem à Fundhacre ou ao CER, estamos levando a equipe de profissionais ao local mais próximo de sua residência, para ofertar um atendimento de qualidade e com mais conforto”, explicou Rosemary.