Sem categoria
Na Aleac, Gladson prega ‘harmonia, respeito e colaboração’ entre os poderes e pede: “Não elogiem por bajulação”
Por Wanglézio Braga
O governador Gladson Cameli (PP) participa hoje (02) da 1° sessão da Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) da 16° legislatura onde ler a Mensagem Governamental. Na ocasião, ele abre dialogo com os deputados pedindo uma relação entre os poderes – legislativo e executivo – baseado no respeito, harmonia e colaboração.
“Há um mês, nessa mesma casa, recebi a honra e a missão de prosseguir a frente do nosso estado. a posse dos senhores na data de ontem é para o nosso governo, um ato que representa a importância de cada cidadão, seja da cidade, do ramal, do seringal ou da aldeia. o acre, meus amigos, está em toda a sua extensão, mas principalmente na alma de cada um de nós. aqueles que aqui estão para exercer o seu primeiro mandato, sejam bem-vindos. estou empolgado para estabelecermos juntos os caminhos que o nosso estado seguirá nos próximos anos. Aos que voltam reeleitos pelo povo, quero expressar meu reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e meu apoio para que seus avanços sejam consolidados”, iniciou sua leitura.
Em seguida, Cameli deu as boas vindas a deputada Michelle Melo (PDT) que aceitou o convite de ser líder do governo na Aleac. Na ocasião, o governador exaltou que tem como suas primícias um convívio de espírito democrático e de respeito entre os poderes de modo geral.
Entre uma frase e outra, Gladson diz que a pandemia mesmo trazendo medo e tristeza trouxe oportunidade de demonstrar força para superar os desafios e fez um balanço positivo.
“No campo da governança, várias reformas foram realizadas, aprovadas com êxito nesta casa do povo, reformulando leis para reduzir os trâmites burocráticos dos serviços prestados à população; situação dos convênios junto ao governo federal; contratação de novos profissionais concursados nas polícias civil e militar, educadores e profissionais de saúde. apesar dos limites impostos pela covid-19, seguimos com planejamentos que estão em plena execução como o anel viário de Brasileia, a ponte do segundo distrito em Sena Madureira, a ponte da Sibéria, em Xapuri, a rodovia AC-405, em Cruzeiro do Sul, escolas militares, sem falar na conclusão do Pronto-Socorro de Rio Branco e do Hospital de Brasileia”, leu.
Por fim, na primeira parte da leitura, o governador dirigiu sua mensagem especial para a bancada feminina da Casa de Leis. “Em especial, quero me dirigir a bancada feminina: as senhoras terão um papel relevante na legislatura que se inicia. Por aqui passarão várias iniciativas que visam valorizar e proteger a mulher em nossa sociedade, um compromisso não só do nosso governo, mas que precisa ser assumido por toda sociedade. As senhoras representam a fibra da mulher acreana. No primeiro mandato, fizemos muito pela defesa da mulher, mas queremos e vamos avançar mais e, para isso, conto com o apoio da nossa vice-governadora Mailza Assis”, falou.
De modo geral, Gladson fez um pedido aos deputados que compõem a base de sustentação do governo bem como da própria oposição. “Aos senhores e senhoras, peço apenas duas coisas: aos deputados da nossa bancada que não elogiem apenas por bajulação. E aos deputados de oposição, que não critiquem apenas para ser contrário ao governo”, pediu.