PRINCIPAL
“Não sei que faço em casa se der Brasil e meu país na final da Copa”, diz marroquino que mora no Acre há dois anos
Por Evandro Cordeiro
A seleção de futebol do Marrocos avança na Copa do Mundo como nunca na história. Venceu a Espanha nas oitavas de final nos pênaltis por 3 X 0, após empate no tempo normal e prorrogação, e no sábado enfrenta Portugal nas quartas de final. A campanha da equipe africana, acredite, é festejada no Acre, em uma casa no conjunto Xavier Maia, em Rio Branco, onde mora um marroquino, o Adil Jouiri, de 40 anos, provavelmente a residir por aqui.
Adil nasceu dia 10 de outubro de 1982 em Marrakech, uma das cidades mais famosas do Marrocos, mesmo sendo Rabate a capital. O país dele, no norte da África, vive sob um regime de monarquia constitucional, sua língua oficial é a árabe, e maioria de seus habitantes, cerca de 34 milhões, professa o Islã. Nascido por último em uma prole de seis irmãos, Adil é filho de um engenheiro elétrico e até vir embora paro Acre, há dois anos, gerenciava uma lavanderia.
Adil e Veronica, “amor no primeira vista”
A relação de Adil com o Acre foi iniciada por meio das redes sociais. Ele conheceu a acreana de Cruzeiro do Sul Veronica Teles, se apaixonou reciprocamente e em 2015 ela viajou até Marrakech para encontra-lo. “Foi amor no primeira vista”, conta Adil, que ainda tem certa dificuldade de acentuar o português. Eles casaram e ela, cristã, praticante, convenceu o marido, que deixou o Islã para se batizar na igreja Assembleia de Deus em Rio Branco. “Estou certo de que Jesus é Salvador”, repete sempre, empolgado com sua nova religião.
Em 2019 o casal decidiu vir para o Acre, onde Verônica tem residência fixa em Rio Branco. Aqui Adil conseguiu um emprego. É assistente na escola Vovó Mocinha, localizada no mesmo bairro onde moram. Não ganha salário vultoso mais se diz satisfeito por estar vivendo o amor de sua vida, sobretudo praticando o evangelho, junto com a esposa, que é missionária.
Quanto ao futebol, Adil tem forte ligação. Jogou no futebol amador em Marrakech, mas a esperança da família nos gramados é um sobrinho dele que joga no Planeta, clube da primeira divisão marroquina e com futuro promissor, pelo menos segundo o tio empolgado. Está acompanhando o feito inédito de sua seleção na Copa e em dias de jogos fica de olho na TV. “Nem sei como fiquei ontem, com vitória sobre Espanha. Emoção demais”, revela, apaixonado pelo time. Adil disse que é apaixonado também pela seleção brasileira, por quem torce junto com a esposa em dias de jogos. “Adoro Acre, adoro Brasil. Gosta muito da seleção brasileira. Minha situação é difícil caso Marrocos chegue na final com Brasil”, afirma Adil.
A história de Marrocos nas copas
Marrocos venceu a Copa das Nações Africanas de 1976, dois Campeonatos das Nações Africanas e a Copa das Nações Árabes uma vez. Eles participaram da Copa do Mundo da FIFA cinco vezes, incluindo 2022, no Catar. Seu melhor resultado veio em 1986, quando foi a primeira seleção africana a terminar em primeiro do grupo na Copa do Mundo. No entanto, perdeu para a eventual vice-campeã Alemanha Ocidental por 1–0.
Ficou em 10º lugar no Ranking Mundial da FIFA em abril de 1998, a primeira seleção africana da história a ser classificada pela FIFA entre os dez melhores times nacionais de futebol. Na lista divulgada em outubro de 2022, está na 22ª posição.
O desempenho no Catar
Marrocos escreveu mais uma parte da história mais surpreendente da Copa do Mundo do Catar. A seleção africana eliminou a Espanha nas oitavas de final nos pênaltis e se classificou pela primeira vez para as quartas de final do Mundial. Agora, enfrenta Portugal, que venceu a Suíça por 6x 1. Os marroquinos voltam a campo no próximo sábado, às 12h.
Ao somar sete pontos, os marroquinos terminaram no topo da tabela na primeira fase. No total, duas vitórias, contra Bélgica e Canadá, e um empate, contra a Croácia. É a melhor campanha da história de Marrocos, que já havia se classificado para as oitavas na Copa de 1986.
Confira a campanha de Marrocos até aqui:
Primeira fase:
Marrocos 0 x 0 Croácia
Marrocos 2 x 0 Bélgica
Marrocos 2 x 1 Canadá
Oitavas de final:
Marrocos 0 x 0 Espanha (3 x 0 nos pênaltis)