SAÚDE
Navio Hospitalar da Marinha saiu de Manaus rumo ao Juruá, no Acre: Chegada deve ser até 31 de janeiro
Por Wanglézio Braga
O Navio de Assistência Hospitalar “Dr. Montenegro”, da Marinha do Brasil, partiu de Manaus (AM) para a “Operação Acre 2024”. O desembarque em terras acreanas deve ocorrer no dia 31 de janeiro, em Cruzeiro do Sul. Lá, o navio dará continuidade aos atendimentos nas comunidades ribeirinhas do Estado, reafirmando o compromisso da Marinha do Brasil em prover cuidados de saúde essenciais a populações em locais remotos.
Antes de chegar ao Acre, o navio realizou 307 atendimentos médicos, 154 odontológicos e 199 exames laboratoriais, além de distribuir 11.021 medicamentos. Esses atendimentos foram realizados no município de Carauari e nas comunidades de Idá, Saudade, Caioé, Gaivota, Funil, Fortes das Graças, Arapari, São João e Concórdia, todas situadas ao longo do rio Juruá.
Durante a operação no Acre, o navio irá prestar atendimento às comunidades isoladas dos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, no Acre, todas localizadas ao longo do Rio Juruá.
Serão oferecidas consultas médicas e odontológicas, exames clínicos e laboratoriais, procedimentos de enfermagem, cirurgias de pequeno porte, pré-natal, exames de mamografia e raio-x, palestras educativas, distribuição de medicamentos e atenção farmacêutica.
Para isso, o Navio leva uma equipe de Saúde composta por médicos especialistas, cirurgiões dentistas, farmacêuticos bioquímicos; enfermeiros; técnicos em enfermagem; radiologia médica; técnicos em higiene dental; técnico laboratorial e vacinador.
Para prestar este apoio à população, o navio também é dotado ambulatórios odontológicos; consultórios médicos; laboratório para exames; sala de trauma; sala de raio-x; sala de mamografia; enfermaria; sala de vacina e farmácia, onde será realizada a entrega dos medicamentos, prescritos pela equipe de saúde, aos pacientes das comunidades ribeirinhas visitadas.
HOMENAGEM
A Marinha escolheu o nome “Doutor Montenegro” para o navio, como uma justa homenagem ao ilustre médico acreano Doutor Manuel Braga Montenegro: um homem simples, de poucas e boas palavras e sempre disposto ao trabalho. Assim, pode-se definir o perfil do médico que dá nome ao navio, nascido na cabeceira do Rio Liberdade, em 14 de março de 1927, filho de uma família de imigrantes cearenses.