ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Neste mês, chuvas diminuem em Rio Branco enquanto que aumentam em Tarauacá
Na concepção do pesquisador Davi Friale, do portal o Tempo Aqui, o mês de março é caracterizado pela diminuição das chuvas em Rio Branco e nos demais municípios do leste e do sul do estado. No entanto, é o mês que mais chove no vale do Juruá e em Tarauacá.
“Março é o mês do fim do verão, que, neste ano, ocorre no dia 20, dando início ao outono, com a passagem do Sol, no seu movimento aparente, pela linha do equador, quando o dia e a noite tem a mesma duração de 12h cada. Neste mês, podem ocorrer chuvas fortes, com temporais, principalmente quando da chegada de ondas polares, que, em março, ainda são fracas”, explica.
Em Rio Branco, neste mês, já foi registrada temperatura mínima de 14,0ºC. O maior acumulado de chuva em 24 horas, neste mês, foi no ano de 2004, no dia 22, com registro de 113,8mm, Em Cruzeiro do Sul, neste mês, a chuva mais forte ocorreu no ano de 1931, no dia 15, com acúmulo de 161,6mm, em apenas 24 horas.
“O município acreano, onde mais chove, em março, é Tarauacá, com média de 323,7mm, enquanto, em Rio Branco é onde menos chove, com média de 257,9mm”, disse.
Friale também analisou as condições atmosféricas e oceânicas para o mês. Segundo ele, o tempo meteorológico será dentro da normalidade climática com pequenas variações para mais ou para menos na média de temperatura.
“Deverá ocorrer incursão no Acre de, pelo menos, uma onda polar, provocando temporal e queda da temperatura, cujas mínimas poderão oscilar entre 15 e 18ºC.Já, as máximas ficarão entre 32 e 35ºC, sendo que, eventualmente, em algum município, a temperatura poderá atingir até 36ºC”, concluiu.