Connect with us

POLÍTICA

Nicolau anuncia nova edição de caravana pela BR-364, reajuste e concurso público em 2026

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Nicolau Júnior (Progressistas), anunciou nesta segunda-feira, 19, um pacote de ações que inclui a segunda edição da caravana pela BR-364, rodovia que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul, reajuste salarial para os servidores efetivos da Casa e atualizações sobre o concurso público previsto para 2026.

A nova caravana deve reunir os 24 parlamentares da Aleac, que pretendem percorrer novamente trechos da estrada e cobrar providências concretas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Em entrevista coletiva à imprensa, Nicolau afirmou que a situação da BR-364 é insustentável e compromete diretamente a vida da população. A expectativa da comitiva é articular apoio da bancada federal e levar um novo relatório ao Ministério dos Transportes, em Brasília (DF).

“Essa fiscalização que a Assembleia vai fazer junto com a imprensa também, que está sendo convidada, foram convidados todos os nossos deputados federais, todos os nossos senadores, essa preocupação é, de forma geral, levar essa sensibilidade. O governo federal também, que tem mais de 20 anos que a imprensa, eu como político, acompanha a situação dessa estrada. Então, praticamente, ninguém aguenta mais falar nesse assunto. Realmente, a gente quer que tenha um trabalho certo, definitivo, dessa estrada a partir desse ano, na manutenção, na reconstrução, como o governo federal, o Dnit, está colocando, que vai iniciar esse ano”, pontuou.

Segundo Nicolau Júnior, a precariedade da estrada, especialmente nos trechos que ligam Rio Branco a municípios como Sena Madureira, Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, prejudica não só o escoamento da produção e a economia local, como também compromete o acesso à saúde pública.

“Quem andou nessa estrada no verão do ano passado viu uma condição. E quem andou no inverno, praticamente a estrada se acabou. Então, realmente, quem precisa, todo mundo precisa, andar nessa estrada. A gente sabe que o nosso pensamento, eu enquanto presidente, o pensamento com certeza da classe política, é ligar todo o Acre, economicamente, socialmente. Então é isso que a gente quer fazer. O Acre tem que estar unido”, afirmou.

O deputado explicou que a caravana também representa um esforço de união entre os parlamentares estaduais e a bancada federal do Acre, com o objetivo de garantir recursos para a reconstrução da rodovia por meio de emendas parlamentares.

“Ninguém tem problema com isso. Essa caravana, eu tenho certeza que ela ajuda também essa união. Como você colocou, pedir essa união da Câmara Federal, pedir essa união do Senado, da Assembleia também, pode fazer a parte dela. A gente está aqui à disposição. A Assembleia tem contribuído muito. Vocês todos lembram que a Assembleia antes não tinha emenda impositiva, hoje a gente já tem. Hoje a gente já destina para instituições carentes, a gente destina para a educação, para a saúde. A gente sabe que isso é uma obra federal e a gente precisa dessa atenção”, declarou.

De acordo com Nicolau, o tempo de viagem entre Tarauacá e Rio Branco mais que dobrou nos últimos meses, passando de seis para dez horas, o que dificulta especialmente o transporte de pacientes que dependem do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

“Quando a estrada estava boa, ali em novembro, vocês lembram, eram cinco, seis horas de carro. Hoje não. Tarauacá para Rio Branco está dando dez horas. São mais de 700 veículos que andam nessa estrada diariamente. Se não fosse essa estrada ruim, pode ter certeza que iam andar muito mais, aí ia ser uma estrada muito mais movimentada e ia ajudar muito mais esses municípios economicamente”, pontuou.

O presidente da Aleac defendeu que o debate sobre a BR-364 seja tratado como uma prioridade, independentemente de disputas eleitorais, e reforçou o papel do Legislativo estadual na cobrança por soluções definitivas.

“O pensamento é esse. O pensamento é fazer a segunda caravana e trabalhar essa forma também de união, independente de questões políticas. A questão política é só em 2026. Enquanto isso, a gente tem que se preocupar com essas obras importantes, se preocupar com o povo acreano”, finalizou.

Nicolau Júnior também confirmou que a Assembleia concederá um novo reajuste salarial aos servidores da Casa ainda em 2025. Segundo ele, a medida é resultado de uma política de valorização implantada desde sua chegada à presidência da Aleac.

“Lembrar, em 2019 quando eu entrei, meu primeiro ano como presidente, o servidor aqui estava com mais de nove anos que não tinha um reajuste salarial. Então, naquele momento quando eu entrei, eu comecei a organizar a casa e eu dei o primeiro reajuste depois de nove, foi dez anos, então é muito tempo. E lá pra cá a gente conseguiu, graças a uma organização administrativa, financeiramente conseguiu a cada ano sempre aumentar, dar um reajuste. É 4 vírgula alguma coisa [o reajuste], que é justamente a condição e também sobre a questão da inflação também, que sempre a gente tem que trabalhar isso também para a gente poder estar ali ajudando, mas também com essa organização, essa condição também que eu me preocupo também no pagamento todo mês do nosso servidor, do nosso cargo comissionado, de toda a estrutura que a Casa tem”, explicou.

Além do reajuste, o deputado anunciou duas novidades voltadas aos servidores efetivos e aposentados: o acesso digital aos contracheques e o avanço no estudo técnico para a realização de concurso público.

“Também uma novidade pro efetivo, pros aposentados, é que vão ter agora o contracheque ali pela internet. Então, cada servidor efetivo que quiser tirar seu contracheque vai estar lá pra poder colocar seus dados e poder tirar. Então isso é também uma novidade, tentando sempre se organizar”, destacou.

Por fim, Nicolau informou que uma comissão técnica está fazendo um levantamento para identificar as deficiências de pessoal nos setores da Aleac. A expectativa é que o concurso público da Assembleia seja realizado no ano que vem.

“Temos aquela comissão que está fazendo aquele estudo da questão do concurso. Deus quiser, daqui a um tempo estar finalizando para a gente poder saber a dificuldade, a deficiência de cada setor da Assembleia, e, através disso, a gente vai iniciar o estudo, a licitação para a gente poder fazer o nosso concurso também da Assembleia, que vai ser feito no ano que vem”, concluiu.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas