ÚLTIMAS NOTÍCIAS
No Acre, a semana seguirá com chuvas intensas ocasionando no aumento dos níveis dos rios
Da redação do AcreNews
“Elevada umidade do ar, calor abafado e chuvas diárias vão predominar”. Essas são as previsões do tempo para o Acre nesta semana, segundo previu o pesquisador Davi Friale, editor-chefe do portal meteorológico O Tempo Aqui. Segundo ele, até a próxima segunda-feira (26), as chuvas ocorrerão diariamente e o calor estará abafado, com sol e muitas nuvens.
“No Acre, as chuvas, também, ocorrerão diariamente, podendo, em alguns pontos e momentos, acumular mais de 100mm, principalmente nas microrregiões de Rio Branco, Sena Madureira e Brasileia. A temperatura máxima, no Acre, vai oscilar entre 31 e 34ºC, porém, nos dias em que houver muita chuva, ficarão abaixo de 31ºC. Já as mínimas estarão variando entre 22 e 25ºC em todos os municípios”, escreveu Friale.
O pesquisador comentou que “os ventos estarão, predominantemente, soprando, entre fracos e calmos, da direção norte e variações de noroeste e de nordeste, podendo, em alguns instantes, ser fortes”. “Assim, durante esta semana, é importante ficar atento, pois poderão ocorrer sérios transtornos à população, como inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés, deslizamentos de terra e queda de galhos e árvores”, completou.
Os níveis dos rios Acre e Juruá, após terem atingido, nesta segunda-feira, dia 18, cotas relativamente altos, deverão começar a baixar a partir desta terça-feira. “Mas voltarão a subir até o fim desta semana, tendo em vista as chuvas intensas nos próximos dias”, concluiu.
NÍVEL DOS RIOS ACRE E JURUÁ
Em Rio Branco, o nível do rio Acre, às 15h de segunda-feira (19), marcava 10,65m (estável), com dados da Agência Nacional de Águas. Neste ano, até o momento, a maior cota foi 11,95m, no dia 9 de janeiro. Em 2023, o menor nível, foi 1,38m, registrado no dia primeiro de outubro. A cota de alerta é 13,5m e a de transbordamento, 14,0m.
Em Cruzeiro do Sul, o nível do rio Juruá, marcou 11,85 (estável). Neste ano, até o momento, a maior cota foi 12,55m, no dia 5 de fevereiro. A cota de alerta é 11,8m e a de transbordamento, 13,0m.