Connect with us

ACRE

No Acre, servidor público registrou pelo celular a Chuva de Meteoros: “Foi magnífico e surpreendente”

Thiago Santos orgulhosamente exibiu nas redes sociais os registros da Chuva de Meteoros

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Fotos: Thiago Santos

Na noite de segunda-feira (30) e nas primeiras horas da terça-feira (31), milhares de pessoas no mundo voltaram às atenções aos céus para assistir a tão aguardada “Chuva de Meteoros Tau Herculids”. No Acre, muita gente ficou acordada até tarde para apreciar esse espetáculo astronômico. Alguns tentaram, mas não avistaram os feixes luminosos. Outros conseguiram a façanha de capturar o momento exato dos pontos radiantes cruzando no nosso espaço aéreo.

É o caso do funcionário público Thiago Santos. Ele se considera fotógrafo amador, porém, os registros que conseguiu fazer são dignos de um profissional. Numa janela entre 22h até 1h da madrugada de ontem, Thiago captou 10 faíscas de detritos deixadas pelo cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3), que está se despedaçando desde 1995. E pasmem! Os registros foram feitos pelo telefone celular.

Seguindo as orientações dos pesquisadores, Thiago sondou um ponto sem muita luminosidade na região do bairro Vila Betel, em Rio Branco. O local escolhido, a laje da caixa d’água da sua residência. Olhando para o céu, procurou os pontos cardeais norte e noroeste. Instalou o celular num dispositivo e aguardou o início do espetáculo.

Segundo a NASA, os estados das regiões norte e nordeste do Brasil, além dos países da América Central, seriam privilegiados na observação deste fenômeno. Porém, houve discrepância no horário entre um surto e outro. Isso frustrou muitos observadores, afinal, essa seria a segunda maior tempestade de meteoros mais conhecida da história da humanidade. A última ocorreu em 1833 chamada de Leônidas.

“Eu pesquisei bastante nos canais de ciência e astronomia para saber os horários que poderiam ter a melhor exposição. Além disso, tive que pesquisar como configurar o meu celular para conseguir captar as faíscas da chuva. Consegui fazer a habilitação correta, por meio do disparo automático, apontei o telefone em várias direções e consegui, por sorte, registrar os pontos luminosos. Foi algo magnífico e surpreendente”, contou Thiago ao AcreNews.

Thiago fez, no total, 196 fotos para conseguir registrar 10 feixes luminosos. Durante a observação, houve também registros de aeronaves que passavam pelo espaço aéreo do Acre e identificação de planetas que estavam alinhados no universo. “A grande dificuldade ficou por conta da luminosidade da cidade, na minha região”, enfatizou.

De acordo com o calendário astronômico, a próxima chuva de meteoros deve ocorrer somente no mês de julho. Até lá, Thiago já faz planos e exalta a importância de observar mais os fenômenos dos astros.

“Eu acho muito interessante pertencer a esse universo e visualizar esses fenômenos. Isso é místico, inclusive. A sensação de ser espectador do universo é algo único. Talvez seja um privilégio dos humanos (…) A experiência foi fascinante tanto quanto a do último Eclipse Lunar. Além do fato de poder fotografar, a gente aprende muito, é um momento de reflexão (…) Na próxima chuva de meteoros vou procurar uma chácara, uma colônia para poder melhor registrar e eternizar esses momentos ”, concluiu.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas