Connect with us

SAÚDE

No Dia Mundial de Luta contra a AIDS, uma das maiores autoridades no Acre sobre a doença faz alerta: ‘O HIV continua letal’

Publicado

em

A Síndrome da Deficiência Imunológica Adquirida, doença conhecida como Aids, causada pelo vírus HIV, continua matando pessoas no mundo, no Brasil e no Acre. Nos últimos 20 anos pelo menos 1,2 mil pessoas foram descobertas com a doença por aqui e o fato de os remédios terem alcançado patamares de alta eficácia no combate as infecções, a cura ainda não é uma realidade. “O vírus ainda é letal”, alerta o médico Alan Areal, com quem a reportagem do AcreNews conversou com exclusividade em função desta quarta-feira ser primeiro de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

Uma das maiores autoridades de infectologia no Acre, Areal respondeu sobre a realidade da doença, o preconceito e as notícias ainda nada empolgantes sobre a sua cura. Nascido em Sena Madureira, esse médico especialista em doenças tropicais com mestrado em pesquisas com as hepatites B e Delta, além de especialização em Portugal, diz que é importante lembrar na data de hoje que a “Aids nunca foi pra homossexuais, mas é para quem é promíscuo”. Veja nossa entrevista:

AcreNews – Dr. Alan Areal, 40 anos depois de explodir como epidemia, a Aids ainda é uma realidade no mundo, no Brasil e no Acre?

Alan Areal – Sim! Uma realidade que inclusive no ano de 2018 tivemos aumento importante no Brasil e no mundo. Pelo menos 35 milhões de adultos vivem com HIV ao redor da terra.

AcreNews – Primeiro de dezembro é Dia Mundial de Luta contra a Aids. Que validade tem tido essa data?

Alan Areal – A data e simbólica. Na verdade, todo dia é dia de combater o HIV. Medidas de prevenção, como o uso de preservativos e a profilaxia com a Pep e Prep, que são ações do Ministério da Saúde, que através dos coquetéis, ou seja, dos remédios antirretrovirais vão diminuir a transmissão do vírus.

AcreNews – Tem alguma notícia boa sobre a possível cura da doença? Essa última vacina já pode ser considerada o remédio para o fim de uma das epidemias mais longas da história da humanidade?

Alan Areal – A cura ainda não é uma realidade, infelizmente. Existe controle, com uso das medicações que avançaram e muito. Pessoas vivem com qualidade de vida e a aids tornou-se uma doença crônica, mas sua cura ainda é um sonho. O vírus possui uma grande capacidade de mutação, o que dificulta uma vacina eficaz.

AcreNews – Os homossexuais ainda são as maiores vítimas da Aids?

Alan Areal – A população HSH, homens que fazem sexo com homens, eram o público mais afetado, porém, atualmente, isso vem mudando e toda população que faz sexo sem preservativo e com múltiplos parceiros se tornaram público de risco elevado.

AcreNews – O coronavírus chegou abalando todas as estruturas. Praticamente se esqueceu da Aids, após a Covid. Que tipo de comportamento se deve adotar diante das duas doenças?

Alan Areal – As medidas sanitárias se voltaram praticamente para a Covid 19, mas os testes de HIV e atendimento, assim como a dispensação do tratamento ofertado pelo SUS, se manteve. Mas quero aproveitar a oportunidade para dizer a nossa população que sigam as medidas sanitárias, contra a Covid. Uso de máscara e evitar aglomerações ainda são eficazes. Temos aí o exemplo das variantes. Atualmente a ômicrom, com casos até no Brasil.

AcreNews – Ainda existe muito preconceito em relação a doenças como a Aids dentro dos hospitais?

Alan Areal – Dentro dos hospitais não, em toda a parte. A Aids de tornou uma doença estigmatizada e o preconceito ajudou a piorar as coisas. Ainda existe até hoje, o que nós não aceitamos de forma alguma. Não temos o direito de julgar ninguém por sua opção sexual ou qualquer outra forma de pensamento. Pessoas ainda tremem na hora do diagnóstico, diria até que mais pelo preconceito. Como médico especialista e que estamos na ponta, na linha de frente, digamos assim, repudio tais atitudes.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas