POLÍTICA
No Fórum de Governadores, Secretária Indígena acreana desabafa: “Acabou a era de só sair bonitinho pra foto. Precisamos avançar!”
Por Wanglézio Braga
Na Câmara setorial das pautas indígenas, ocorrida hoje (11) dentro do 27° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Rio Branco, a Secretária dos Povos Indígenas do Governo do Acre, Francisca Arara, defendeu a legitimidade dos indígenas de poder diálogar junto aos órgãos públicos que lidam com assuntos relacionados aos povos originários e os problemas enfrentados pelos amazônidas.
Arara liderou a reuniu que contou com a participação dos representantes do Amapá, do Pará, de Roraima e do Tocantins. Em sua fala, usando um tom de desabafo, ela argumentou que já passou da hora para que os povos indígenas tomem espaços nas mesas de discussões que envolvam problemas e resoluções para a Amazônia.
“Já passou da hora da gente sair desse mundo, da era, de que indígena deve ficar bonitinho somente nas fotos. Nós sabemos das dificuldades e diversidades de morar na aqui na floresta. Nada mais justo de que nós apresentemos demandas e façamos delas uma realidade. Então, hoje é um belo dia para apresentar propostas que possam mudar esse cenário pavoroso”, disse.
A secretária também enfatizou a necessidade de ter que buscar apoio nas instituições que realmente defende os povos originários. Ela ainda disse que sente muita dificuldade em poder realizar projetos voltados aos povos indígenas no Acre. Por um motivo principal: a falta de apoio.
“São dificuldades no corpo técnico, de estrutura, de tecnologia, de recursos em dinheiro, de estrutura física. E além disso, ainda tem aquele preconceito de que se vamos ou não concluir projetos para o nosso povo. Então, faltam apoios políticos, financeiros entre outros e vamos ter que mudar isso”, concluiu.
No meio da reunião, os secretários e os representantes das secretarias indígenas de cada estado receberam membros do Banco Mundial que trataram sobre recursos e projetos voltados para Amazônia.