ÚLTIMAS NOTÍCIAS
No governo Gladson, Acre registra uma das menores taxas de desemprego da história, aponta IBGE: apenas 6,4%
O Acre está entre os 14 estados brasileiros que registraram a menor taxa de desemprego da história, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgada nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado apresentou um índice de 6,4%, abaixo da média nacional.
Além do Acre, os estados com os menores índices de desemprego são Tocantins (5,5%), Minas Gerais (5,0%), Espírito Santo (3,9%), São Paulo (6,2%), Santa Catarina (2,9%), Mato Grosso do Sul (3,9%) e Mato Grosso (2,6%). Já as maiores taxas de desocupação foram registradas na Bahia e Pernambuco (ambos com 10,8%), Distrito Federal (9,6%) e Rio de Janeiro (9,3%).
O IBGE já havia informado, no último dia 31, que o Brasil encerrou o ano passado com a menor taxa média de desemprego desde 2012, marcando 6,6%. Agora, o instituto detalhou os dados por estado, revelando que todas as unidades da federação tiveram queda na taxa anual, com exceção de Roraima, onde houve aumento de 6,6% para 7,5%, e Rondônia, que manteve a taxa estável.
A queda no desemprego é um reflexo da recuperação econômica e da ampliação de oportunidades de trabalho no país, impulsionando o mercado e garantindo maior estabilidade para os trabalhadores.