A implementação de ações para redução do desmatamento e da degradação florestal previstas no Programa REM Acre Fase II, investimentos em projetos de reflorestamento e fortalecimento das cadeias produtivas no estado aliada à preservação da floresta colocam as políticas ambientais do governo do Acre como exemplos para a sustentabilidade mundial.
A continuidade desse trabalho foi reforçada na visita da vice-governadora Mailza Assis à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) na manhã desta quarta-feira, 15. A ida às secretarias faz parte de um cronograma de ações de proximidade com os servidores, com o objetivo de ouvir as demandas e reforçar o compromisso da gestão.
Recebida pelo titular da pasta, Leonardo Carvalho, Mailza destacou a gestão ambiental do Acre defendida pelo governador Gladson Cameli, com proposta de zerar o desmatamento.
Mailza parabenizou os servidores e reforçou que eles também fazem parte na redução de 66% nos alertas de desmatamento em março de 2024, se comparado com o mesmo período do ano passado.
Os dados, analisados pelo Centro Integrado de Geoprocessamento Ambiental (Cigma), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), são baseados em um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
“A Sema é um dos pilares para o desenvolvimento do nosso estado. Enquanto essa equipe muito bem preparada está estudando, coletando dados, nos passando alternativas para enfrentar as mudanças climáticas, nós estamos buscando recursos com organismos internacionais para minimizar danos à nossa população. E tem dado certo. Reafirmo a continuidade, valorização e contamos com vocês mais uma vez em 2025. Os resultados da nossa gestão com 70% de aprovação se devem também a vocês, servidores”, reforçou.
“É um momento importante de mostrar para a vice-governadora como nossas atividades estão acontecendo, alinhar e reforçar essa continuidade. Nosso Acre é protagonista em proteção das florestas, inclusive referência para outros estados e país. Temos encontrado harmonia entre o desenvolvimento, que é sempre muito buscado, ao mesmo tempo em que mantemos a floresta em pé”, destacou o secretário Leonardo Carvalho.
Acompanharam a visita o titular da Secretaria de Governo (Segov), Luiz Calixto, e o adjunto, Márcio Pereira; a presidente do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Jaksiande Araújo, diretores e funcionários.
Ao final, Carvalho fez a entrega de mudas de árvores produzidas no Viveiro da Floresta como símbolo do compromisso ambiental.