ÚLTIMAS NOTÍCIAS
No Peru, Castillo chama a nova presidente de “usurpadora”: protestos deixam 4 pessoas mortas
Por Wanglézio Braga
O clima segue pesado na República do Peru, país vizinho ao Acre, após a mudança de governo e a prisão do agora ex-presidente Pedro Castilho Terrones. Nesta segunda-feira (12), via Twitter, Pedro classificou que o momento atual do seu governo é bastante delicado e disse que a sucessora, agora presidente Dina Boluarte, é uma “usurpadora”.
“O que foi dito recentemente pela usurpadora não passa de discurso da direita golpista (…) O povo não deve cair no seu jogo sujo de novas eleições. Basta de abusos! Assembleia constituinte agora! Liberdade imediata” (…) “Sou totalmente fiel ao mandato popular e institucional como presidente e ao qual não renunciarei nem abandonarei as minhas altas e sagradas funções”, palavras dele traduzida livremente para o português do Brasil.
Castilho foi preso na semana passada após anunciar o fechamento temporário do Congresso Nacional do Peru e convocar novas eleições parlamentares. Os parlamentares agiram rapidamente e aprovaram o impeachment do agora ex-presidente. Pedro foi preso em seguida. A vice assumiu o lugar prometendo varrer a corrupção no país andino.
PROTESTOS
Várias cidades peruanas registraram protestos. Nesta segunda-feira, centenas de pessoas bloquearam a pista do Aeroporto de Arequipa, o segundo maior do Peru. Desde o início dos protestos, quatro pessoas morreram e outras 20 pessoas ficaram feridas, dezenas de manifestantes foram presos.