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CULTURA & ENTRETENIMENTO

“Noites Alienígenas”, longa-metragem acreano, ganha mais um prêmio e Ancine comemora

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Por Enilson Amorim

O longa-metragem acreano “Noites Alienígenas” ganhou, no último dia 29 de janeiro, o prêmio de melhor roteiro pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). O filme do cineasta Sérgio de Carvalho recebeu destaque nacional em agosto do ano passado, quando venceu o Festival de Cinema de Gramado, levando cinco troféus e uma menção honrosa, sendo assim considerado o melhor longa brasileiro do ano. Logo em seguida, participou do Festival de Cannes, na França, e na sequência entrou em exibição nas salas de cinema do Brasil e do mundo, servindo como pauta de matérias e críticas especializadas.

A obra é ambientada na cidade de Rio Branco e conta a história de um rapper e grafiteiro chamado Rivelino, que por ironia do destino acaba se envolvendo com traficantes. Os outros personagens de destaque são o casal Paulo e Sandra, que enfrentam dificuldades por causa da dependência química de seu filho. O elenco conta com Gabriel Knox (Rivelino), Gleici Damasceno (Sandra), Adalino (Paulo) e o ator Chico Díaz (Alê).

Cinema acreano em destaque

Nem todos sabem que o cinema acreano tinha destaque em festivais no Brasil desde os anos 70. Nos anos 80 e 90 teve uma série de produções que também circularam por festivais nacionais e locais.

Durante estes 50 anos, o cinema acreano continua ativo, impulsionadopor duas instituições criadas para representar o cinema no estado, o Estúdio Cinematográfico Amador de Jovens Acreanos (Ecaja Filmes), fundado em 16 de março de 1973, e a Associação Acreana de Cinema (Asacine), criada em junho de 1983.

Essas instituições, que perduram até os dias de hoje, promoveram festivais de cinema em todo o estado, e também cursos, oficinas e palestras no segmento do audiovisual. Em 2021, a Asacine criou o FestCineMulher, evento que promove o cinema da mulher acreana, que já se encontra na sua terceira edição.

Incentivo às produções

“Uma conquista do cinema acreano foram as pautas que levamos ao Palácio Rio Branco desde os anos de 1980, visando a criação de mecanismos de incentivo a produções artísticas no Estado, que resultaram na criação da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) e Fundação Elias Mansour (FEM), instituições que na atualidade formulam editais para financiar trabalhos nas diversas linguagens das artes, dentre elas o cinema”, comenta Adalberto Queiroz, considerado um dos pioneiros do cinema no Acre.

Na atualidade, Rio Branco conta com dois mecanismos de apoio ao audiovisual: uma lei municipal e outra lei estadual de incentivo. Estes dois instrumentos de apoio ao cinema e outras linguagens das artes acabam sendo uma maneira para alavancar as produções.

Segundo o cineasta Guilherme Francisco, “estas leis de incentivo são o único bem que temos para financiar os nossos trabalhos. E agora vai ficar melhor com a Lei Paulo Gustavo, pois o cinema amazônico, cujo custo se torna caro, terá uma oportunidade única quando receber do governo federal uma injeção financeira bastante quantitativa, que não só vai movimentar a economia local, mas dar uma qualidade significativa em nossas produções” comenta ele, considerado um dos primeiros a produzir filmes em VHS.

História nos festivais

A história do cinema acreano tem início nos anos de 1970, em plena ditadura militar, quando três jovens liderados pelo compositor João Batista Marques de Assunção (Teixeirinha do Acre) se juntam com o vendedor de bananas Adalberto Queiroz e o trabalhador de olaria Antônio Evangelista (Tonivan) para produzir o primeiro longa-metragem intitulado Fracassou meu Casamento. A produção foi polêmica, considerando o momento político pelo qual o Brasil estava passando, tanto que, segundo Adalberto Queiroz, foi apreendido pela Polícia Federal.

“Nós fomos lançar o filme Fracassou meu Casamento, filmado em Super 8 milímetros, na praça do Município de Brasiléia, com a participação de muita gente da comunidade. Quando terminamos a estreia, já fomos convidados para lançar a película na Bolívia. Mas, infelizmente, quando estávamos atravessando a fronteira, a Polícia Federal prendeu o nosso filme.” Ele conta que a apreensão foi por falta de um documento exigido pelos órgãos fiscalizadores do governo da época, o “Certificado de Censura” da obra. “Isso aconteceu porque nós éramos produtores bastante imaturos com relação a estas atividades burocráticas ligadas ao audiovisual durante aqueles tempos de muita repressão”, explicou Adalberto Queiroz.

Amantes da sétima arte, os três jovens continuaram com suas produções com o longa-metragem Rosinha, a rainha do sertão, filmado também em Super 8 milímetros. Este longa participou em 1978 do XI Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, junto a filmes como Chuvas de Verão, do cineasta Arnaldo Jabor, e Esta noite encarnarei no teu cadáver, do cineasta José Mojica Marins (Zé do Caixão). Segundo Queiroz, nesse Festival o filme Rosinha, a rainha do sertão foi o mais aplaudido, recebendo elogios de cineastas e críticos de cinema renomados.

No ano seguinte, em 1979 A Luta em busca do Amor, participou do VII Super Festival de Cinema de São Paulo, onde João Batista ganhou o prêmio de melhor ator, por interpretar o personagem Jacó.  

Matéria publicada no Jornal O Rio Branco mostra o cineasta Adalberto Queiroz no set de gravação do filme A Luta em Busca do Amor produzido em 1976.

Na edição do Festival Acreano de Vídeos que aconteceu em 1992, promovido pela Fundação Elias Mansour / Governo do Acre e realizado na Filmoteca da Biblioteca Pública, o filme Marcas (1988), de Laurencio Lopes, foi agraciado com o prêmio de melhor filme. O longa é considerado a primeira produção da era VHS e contou  no elenco com Guilherme Francisco, Socorro Neves, Inêz de Andrade, Romeu Luna, Reginaldo Gomes, Welington Silva e outros. A película teve a equipe de suporte composta pelos cineastas Adalberto Queiroz e João Batista Marques de Assunção.

Folder do II Festival Acreano de vídeos realizado pela Asacine, Fundação de Cultura e com o apoio da Universidade Federal do Acre (Ufac)

“Neste festival, o Marcas, que destaca a força do coronelismo no Acre, concorreu com filmes nacionais, dentre eles podemos destacar o filme “O Ovo”, cujo elenco é composto pelas atrizes Lucélia Santos e Carla Camurati. Os jurados foram compostos por cineastas oriundos de outros estados brasileiros e mesmo assim meu filme foi vitorioso”, conta emocionado o cineasta Laurencio Lopes, roteirista do filme.

Capa do filme Marcas (1988), do cineasta Laurencio Lopes, é considerado o primeiro filme acreano rodado em VHS.

Outro momento importante do cinema acreano foi a participação do documentário Revolução Acreana no II Festival de Varginha em Minas Gerais, em 2002, quando ganhou o prêmio de melhor filme na sua estreia nacional.

Recorte do jornal Página 20 destacando a vitória do documentário Revolução Acreana do cineasta Adalberto Queiroz no Festival de Varginha em Minas Gerais

Os filmes acreanos Revolução AcreanaRosinha, a Rainha do SertãoCaravana Verde e Filhos da Rua foram exibidos e bastante aplaudidos no I Festival Internacional de Lisboa, realizado em 2010.   

Matéria publicada no periódico O Rio Branco da participação dos cineastas Adalberto Queiroz, Antônio Evangelista (Tonivan) e João Batista Marques de Assunção no Festival de Cinema de Fortaleza.
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