Connect with us

INTERIOR

Nos 10 primeiros dias de dezembro, Rio Juruá já está perto da cota de alerta

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Wanglézio Braga

As chuvas que caíram no Acre nos últimos dias aumentaram consideravelmente os níveis dos rios e igarapés. De acordo com dados divulgados pelo pesquisador Davi Friale, do Tempo Aqui, com base nos cálculos da Agência Nacional de Água (ANA), as cidades do Juruá e a região do Envira testemunharam a elevação acentuada dos níveis dos mananciais com destaque para as cidades de Cruzeiro do Sul e Tarauacá.

Em Tarauacá, o Rio de mesmo nome passou da cota de alerta que é 8m5cm, mas já está baixando. Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá já está a 80 centímetros da cota de alerta, que é 11m8cm, tendo passado, nas últimas 24h, de 10m2cm para 11m.

O Rio Acre, em Rio Branco, tem subido rapidamente, sendo que, nesta quinta-feira, já estava acima de 7m5cm, podendo passar de 9m até o próximo domingo, mas não oferece perigo de transbordamento, pelo menos, por enquanto.

Em previsões feitas nos últimos dias, Friale ressalta que dezembro será de intensas chuvas, no entanto, ficarão dentro da média para o mês. “Neste mês de dezembro de 2021, conforme nossa análise das condições atmosféricas e oceânicas atuais, as chuvas deverão ficar dentro da média climatológica na maior parte do Acre. Em alguns municípios, elas poderão ficar até 20% abaixo da média, enquanto, em outros, até 20% acima da média. A probabilidade maior de ficar abaixo da média é para as microrregiões de Rio Branco e Brasileia. Já, no centro do Acre e no vale do Juruá, poderá chover um pouco acima da média para o mês”, comenta.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas