Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova cúpula diretiva do Tribunal de Justiça é empossada em sessão solene

Publicado

em

Desembargador Laudivon Nogueira é o novo presidente do TJAC. Vice-presidência e Corregedoria-Geral da Justiça serão exercidas pela desembargadora Regina Ferrari e pelo desembargador Nonato Maia, respectivamente

A sessão solene de posse da cúpula diretiva do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) para o biênio 2025-2027 foi realizada no Pleno Administrativo e contou com um grande número de magistrados, advogados, defensores públicos, promotores e procuradores de Justiça, além de amigos, familiares e convidados dos desembargadores empossados.

Estiveram presentes, entre diversas outras autoridades civis e militares, o procurador-geral do Estado em exercício, Leonardo Rosas, representando o governador Gladson Cameli; o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC), deputado Nicolau Júnior; a representante do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, desembargadora Maria Cesarineide; o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), desembargador Raduan Miguel; o representante do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Raimundo Barros; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre, Rodrigo Aiache; bem como a defensora pública-geral em exercício, Simone Santiago.

A cerimônia foi prestigiada, ainda, pelos desembargadores aposentados Eva Evangelista, Adair Longuini e Pedro Ranzi, além de um grande número de operadores do Direito e a comunidade jurídica em geral, entre parlamentares, gestores dos Poderes Executivos do Estado do Acre e do Município de Rio Branco, magistrados, defensores públicos, promotores e procuradores de Justiça, representantes das polícias civil, militar e federal, dirigentes de autarquias.

Após um ano de 2024 repleto de avanços, conquistas e melhorias tanto na infraestrutura,  e na qualidade dos serviços disponibilizados à população como na valorização de servidoras e servidores, ações que resultaram na conquista do Selo Ouro no Prêmio de Qualidade do Conselho Nacional de Justiça, a transmissão dos cargos ocorreu em notável clima de otimismo, harmonia e reafirmação do compromisso do Poder Judiciário em entregar aos cidadãos acreanos uma Justiça de excelência.

Ao se despedir do cargo de presidente da Corte Judiciária, a desembargadora Regina Ferrari se disse profundamente emocionada e teceu agradecimentos especiais aos (às) servidores (as), juízes (as) de Direito e desembargadores (as) do TJAC pelo compromisso e dedicação incansáveis que resultaram no reconhecimento do TJAC pelos altos níveis de produtividade e transparência, alçando a Corte de Justiça à categoria Selo Ouro no Prêmio CNJ de Qualidade, em um dos melhores momentos já registrados pelo Tribunal de Justiça do Acre.

Ferrari também agradeceu aos representantes dos Poderes Executivos do Estado e do Município de Rio Branco e do Poder Legislativo, órgãos do Sistema de Justiça, forças de segurança, autarquias parceiras e demais colaboradores que fizeram a diferença, seja apoiando ou estabelecendo parcerias e cooperações para a execução das ações estratégicas do TJAC.

“Meu coração transborda de alegria e gratidão. Gratidão esta que se estende a cada um dos que caminharam ao meu lado nessa jornada desafiadora. Aos magistrados que com a sua dedicação incansável mantiveram viva a chama da Justiça, aos servidores, verdadeiros pilares desta instituição que, com competência e zelo, transformaram desafios em conquistas. Enfrentamos obstáculos que pareciam intransponíveis, mas foi justamente nos momentos mais difíceis que testemunhamos a grandeza desta instituição. As conquistas alcançadas refletem o trabalho coletivo, porque ninguém faz nada sozinho”, disse a desembargadora Regina Ferrari.

Após os atos protocolares e realizados os juramentos previstos no rito de transmissão do cargo, coube ao desembargador Júnior Alberto (presidente do TRE-AC) fazer o discurso de saudação à nova gestão do TJAC. O magistrado de 2º Grau abordou a importância da renovação da administração do Poder Judiciário, destacando a relevância do momento atual e seu significado para a sociedade.

“Esse é um momento solene e significativo, pois marca a renovação da administração de uma instituição que desempenha papel fundamental na vida de cada cidadão. Essa renovação reflete o princípio republicano e o caráter transitório dos cargos de gestão pública. Em uma democracia, a alternância de liderança não apenas reforça a legitimidade das instituições, mas também assegura a contínua oxigenação das ideias e das práticas. Os empossados que hoje assumem a nobre missão de conduzir os destinos do nosso tribunal, trazem consigo carreiras brilhantes, forjadas no compromisso inabalável com a justiça, na dedicação incansável ao serviço público e no exercício constante da prudência, da ética e da integridade. Seus percursos são testemunhos vivos da competência, do zelo e da vocação para bem servir a sociedade, terá à sua frente profissionais dos mais alto preparo técnico e jurídico com profundo conhecimento na ciência do direito”, manifestou o desembargador Júnior Alberto.

O governador do Estado, Gladson Cameli, também deu os parabéns à nova gestão do TJAC, por meio de uma mensagem em vídeo que foi exibida nos telões do Pleno do Tribunal, reafirmando o compromisso de continuar caminhando lado a lado com o Poder Judiciário, a bem da população acreana.

“Estou aqui para parabenizar e desejar muito êxito aos novos gestores que irão conduzir o Poder Judiciário no biênio 2025-2027. Quero reafirmar o nosso compromisso com o Poder Judiciário para que juntos possamos cada vez mais tornar o Estado de Direito cada vez mais próximo das pessoas, tendo uma Justiça de igualdade. Quero desejar de coração um ótimo trabalho, com muito êxito. Contem conosco. Juntos vamos cada vez mais cuidar desse diamante que é o Acre e o Brasil”, manifestou o governador na mensagem aos membros da nova administração.

Ao ser empossado como presidente do Tribunal de Justiça do Acre, o desembargador Laudivon Nogueira expressou profundo senso de responsabilidade e compromisso com a Justiça e com os cidadãos. Ele destacou a importância de um judiciário acessível, célere e eficiente, enfatizando que sua gestão será pautada por princípios como a valorização do cidadão, a organização e a inovação.

O novo desembargador-presidente também abordou os desafios atuais da sociedade brasileira, como a polarização política e social, reafirmando o compromisso do Poder Judiciário como um importante instrumento de estabilidade e pacificação.

“Hoje, não assumo apenas um cargo, mas um compromisso. Um compromisso com a Justiça e com cada cidadão que nela deposita sua confiança. Nossa missão é fortalecer um Judiciário mais acessível, célere e eficiente, sempre comprometido com os valores que norteiam nossa atuação. Este não é apenas mais um novo capítulo em minha trajetória profissional, mas uma expectativa de uma sociedade que confia no Judiciário, como guardião dos direitos fundamentais. Sei que nenhuma conquista se constrói sem propósito e é com fé que assumo este compromisso. Agradeço aos meus pares pela confiança depositada. Tenho certeza de que não estarei sozinho. A dedicação de cada um de vocês é a força que impulsiona esta Corte a servir melhor ao cidadão. Nosso êxito não é fruto de esforços isolados, mas da união e do comprometimento de todos que fazem parte dessa comunidade. E esta é a soma de talentos que fortalece a nossa missão, mas é a soma do apoio de cada um de nós. Isto é a beleza da vida e é o que faz com que as coisas sejam possíveis. A Justiça do Acre é mais que uma instituição, é a guardiã da cidadania e a voz dos que clamam por equidade”, registrou o desembargador-presidente do TJAC.

Durante a cerimônia, também foram empossados os desembargadores Roberto Barros e Júnior Alberto, como presidentes da 1ª e da 2ª Câmara Cível, respectivamente, o desembargador Francisco Djalma, como presidente da Câmara Criminal, bem como o desembargador Luís Camolez, como novo diretor da Escola do Poder Judiciário.

Manifestações

“A Defensoria Pública faz uma homenagem à senhora desembargadora Regina pela sua trajetória e pela sua sensibilidade humana e a grande importância que a senhora dá ao acesso à Justiça principalmente aos mais vulneráveis. Ao desembargador Laudivon, desejamos êxito nessa sua nova missão. A Defensoria Pública se sente muito honrada de compartilhar com vossa excelência o desafio de fortalecer a Justiça, especialmente quando diz respeito à garantia dos direitos fundamentais da população mais vulnerável. Temos essa certeza que sua trajetória será marcada pelo equilíbrio, pela competência e pelo profundo senso de justiça.”

(Simone Santiago, defensora pública-geral em exercício)

“É com imensa satisfação que, enquanto presidente do Poder Legislativo acreano, participo dessa sessão solene, que marca o início da nova gestão no Tribunal de Justiça do Acre. Destaco aqui a importância do Poder Judiciário atuando na garantia dos direitos coletivos, individuais e sociais, ferramenta salutar para o bom funcionamento do Estado Democrático de Direito. Parabenizo a gestão da desembargadora Regina, que deixa um legado de dedicação, compromisso e ética com o Poder Judiciário e toda sociedade acreana. De igual forma parabenizo o desembargador Laudivon Nogueira. Sua experiência e conhecimento somaram sobremaneira para condução desta Corte. Desejo sucesso e reafirmo nosso compromisso da Assembleia Legislativa para manutenção de uma sociedade mais justa e cada vez mais igualitária.”

(Deputado Nicolau Júnior, presidente da ALEAC)

“É com grande honra e alegria que o Ministério Público se faz presente neste momento solene de transição da administração do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, instituição tão cara à sociedade e cuja missão representa um dos pilares do Estado democrático de Direito. Parabenizo o novo presidente desembargador Laudivon Nogueira desejando-lhe pleno êxito nessa nobre missão que hoje se inicia. Sua trajetória nessa instituição marcada pela dedicação, profundo conhecimento e pela ampla formação, nos dá certeza que o Tribunal de Justiça seguirá trilhando caminhos de responsabilidade, eficiência e compromisso com o cidadão acreano. O legado do desembargador Laudivon até aqui é indiscutível e estamos certos que na sua gestão à frente do Tribunal tudo será pautado pela continuidade de um trabalho ético, buscando sempre a melhoria da prestação jurisdicional e o fortalecimento da confiança da população no Poder Judiciário acreano. Registro também o reconhecimento a desembargadora Regina Ferrari cuja gestão foi pautada pelo compromisso com a modernização, o fortalecimento da prestação jurisdicional e o diálogo institucional.”

(Danilo Lovisaro, procurador-geral de Justiça do MPAC)

“O senhor tem toda condição de fazer uma boa gestão, uma gestão grande, para os servidores, para a advocacia acreana, para o povo acreano. Em uma conversa nossa o senhor se disponibilizou a escutar. Escutar é um exercício para poucos, é uma arte que todo líder deveria ter e aprender. Para ouvir não basta ter ouvidos, é preciso um silêncio no fundo da alma. Num mundo onde todos estão cheios de razão, poucas pessoas querem escutar, um grande líder precisa ouvir. Escutar para haver e promover Justiça. O senhor não falou isso por mera cortesia, mas fez um compromisso com a Ordem dos Advogados do Brasil, um compromisso de governar, de gerir ouvindo e escutando. Espero que o senhor tenha uma gestão ainda melhor do que a da desembargadora Regina. Torço pelo seu sucesso, porque seu sucesso é o sucesso da advocacia, do cidadão do Estado Acre.”

(Rodrigo Aiache, presidente da OAB/AC)

Texto: Marcio Bleiner Roma / Fotos: Elisson Magalhães | Comunicação TJAC
Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas