PRINCIPAL
Novo bloqueio das contas das universidades: UFAC contabiliza R$ 5 milhões de reais
Reitoria da UFAC diz, em nota, que os impactos estão sendo analisados (Foto: Reprodução/Arquivo)
Por Wanglézio Braga
A reitoria da Universidade Federal do Acre (UFAC) divulgou uma nota, hoje (29), comentando sobre o novo bloqueio orçamentário feito pelo Governo Federal. A nota confere as manifestações feitas pela União Nacional dos Estudantes (UNE), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), sobre um alerta do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), do Tesouro Nacional.
No texto é informado que a Junta de Execução Orçamentária (JEO) aprovou um bloqueio de verbas discricionárias. O documento cita unidades vinculadas ao MEC, entre as citadas, a UFAC.
“Universidades e institutos federais foram surpreendidos, nessa segunda-feira, 28, com mais um bloqueio orçamentário feito pelo governo federal. Esta situação compromete, sobremaneira, as atividades acadêmicas planejadas pelas instituições para o decorrer do ano”, diz, inicialmente, a nota da UFAC.
A instituição acreana, informou que “o bloqueio na Ufac foi de quase R$ 5 milhões, que seriam destinados ao pagamento de despesas discricionárias, afetando a prestação de serviços. Diante da gravidade da situação, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) está tomando as providências cabíveis”.
Por fim, a reitoria da Ufac comunicou que os impactos estão sendo analisados. “comunica que os impactos na universidade estão sendo analisados para que se encontre o melhor caminho no sentido de mitigar prejuízos causados ao pleno funcionamento da instituição. A Reitoria reafirma seu compromisso com uma universidade pública, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade”, conclui a nota.