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Novo Chevrolet Onix muda visual para frear queda nas vendas; veja preços e o que mudou
Além do design, todas as versões do Onix agora oferecem chave presencial e Wi-Fi integrado. Já o conjunto mecânico, que lhe rende críticas, não mudou.
Por g1
A GM revelou nesta terça-feira (8) o novo design de um de seus modelos mais vendidos, o Chevrolet Onix. O hatch passou por um banho de loja para tentar torná-lo novamente uma boa pedida, já que ele vende apenas 40% do que costumava vender em seus tempos áureos.
Entre as principais mudanças, o modelo agora traz faróis totalmente em LED, uma nova central multimídia e, finalmente, substitui os ponteiros analógicos do painel por um display totalmente digital.
Como boa novidade, todas as versões do Onix agora oferecem chave presencial e Wi-Fi integrado. Já o conjunto mecânico, que lhe rende críticas, não mudou.
- Os preços do novo Onix variam entre R$ 102.990 e R$ 130.190;
- O Onix Plus, sua versão sedã, tem preços de R$ 106.790 e R$ 136.490.
Além da dupla, a GM apresentou mais três SUVs, em São Paulo: a nova Tracker, o elétrico Spark e uma nova Captiva.
Veja abaixo os principais destaques do novo Onix.
Preços e versões do Chevrolet Onix
- Chevrolet Onix 1.0 MT: R$ 102.990;
- Chevrolet Onix Turbo MT: R$ 107.290;
- Chevrolet Onix AT: R$ 112.290;
- Chevrolet Onix LT Turbo AT: R$ 118.290;
- Chevrolet Onix LTZ Turbo AT: R$ 123.490;
- Chevrolet Onix Premier Turbo AT: R$ 129.190;
- Chevrolet Onix RS Turbo AT: R$ 130.190.
Preços e versões do Chevrolet Onix Plus
- Chevrolet Onix Plus 1.0 MT: R$ 106.790;
- Chevrolet Onix Plus Turbo MT: R$ 113.990;
- Chevrolet Onix Plus AT: R$ 118.990;
- Chevrolet Onix Plus LT Turbo AT: R$ 123.990;
- Chevrolet Onix Plus LTZ Turbo AT: R$ 129.990;
- Chevrolet Onix Plus Premier Turbo AT: R$ 136.490.
Motor
O motor turbo, responsável pela entrada forçada de ar, não passou por melhorias. Pior ainda: manteve a polêmica correia lubrificada a óleo e perdeu potência, como resultado da adaptação exigida para atender à nova norma ambiental de emissões do Proconve L8.
Com isso, o Onix se tornou o hatch compacto com o menor desempenho entre os modelos equipados com motor turbo.
- Peugeot 208: 130 cv;
- Citroën C3: 130 cv;
- Hyundai HB20: 120 cv;
- Volkswagen Polo: 116 cv;
- Chevrolet Onix: 115 cv.
Além do motor turbo, que vem associado a um câmbio automático de sete marchas, o novo Chevrolet Onix — tanto na versão sedã quanto hatch — também pode ser equipado com uma configuração mais simples: motor 1.0 e transmissão manual, que entrega 82 cv de potência.
O torque, diferente da potência, não diminuiu nos novos carros. Ele segue entregando 16,8 kgfm de força nas versões com motor turbo e 10,6 kgfm para os modelos aspirados.
Design
Chevrolet Onix 2026
O novo visual do Chevrolet Onix passa por novidades importantes do lado de fora. O design lembra o estilo já adotado pela GM no SUV Tracker, especialmente pelas luzes de rodagem diurnas (DRL) em faixa de LED horizontal, que dão ao hatch um ar mais moderno.
A mais visível delas é o abandono de lâmpadas halogenas por conjunto totalmente em LED, até para a luz de neblina e todo conjunto promete aumentar a iluminação em 61%.
A grade frontal cresceu — pouco, precisa ter vontade para encontrar a diferença entre este modelo e o anterior, mas cresceu.
As lanternas traseiras pouco mudam, mas agora estão translúcidas e assim reforçam um visual mais moderno, fazendo a luz vermelha “dançar” quando a lanterna está ligada.
Por dentro, não foi desta vez que o Onix deixou de lado o plástico duro, que continua presente em praticamente todo canto. Pelo menos, a Chevrolet alterou a tonalidade e a textura de algumas peças, o que dá a impressão de um material diferente — embora continue sendo plástico, o resultado visual é um pouco mais agradável.
Chevrolet Onix 2026 — Foto: divulgação/GM
O destaque no interior fica por conta do conjunto de telas: uma de 11 polegadas para a central multimídia e outra de 8 polegadas para o painel de instrumentos. Ambas estão integradas na mesma moldura e, ao olhar para os displays, o motorista vê o volante encobrindo a divisão entre elas, o que cria a impressão de uma única tela ampla e contínua.
Época de vacas magras
O Chevrolet Onix já foi líder absoluto de vendas no Brasil. Em seu auge, o hatch compacto vendeu 131,2% a mais que o segundo colocado no ranking nacional, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Em 2019, foram 241.214 unidades do Onix emplacadas, contra 104.331 do Ford Ka.
O hatch tinha uma ampla variedade de versões com diferentes faixas de preço e itens de série que os concorrentes não ofereciam, como central multimídia com espelhamento via Apple CarPlay e Android Auto, além de Wi-Fi integrado em algumas configurações.
Mas o modelo passou seis anos sem receber uma reestilização, o que dificultou seu acompanhamento frente à evolução dos concorrentes. Esse atraso foi reconhecido até por Fabio Rua, vice-presidente da General Motors Brasil, em entrevista ao g1, em março.
“O Onix é um sucesso há décadas, com oscilações de aceitação do público ao longo do tempo, este que culmina talvez com períodos mais extensos sem uma atualização um pouco mais expressiva”, comentou Fabio Rua.
O desgaste na imagem do Onix também está relacionado a outros fatores. Durante a pandemia de Covid, a montadora teve problemas de fabricação, comprometendo a disponibilidade de veículos novos para pronta entrega.
Por último, houve muito ruído com a correia dentada banhada a óleo, que pode ser danificada se o proprietário não utilizar o lubrificante recomendado pela GM, comprometendo sua durabilidade e até causando danos ao motor.
A queda nas vendas dos últimos anos foi expressiva e não apresentou sinais de recuperação. Daquelas 241,2 mil unidades emplacadas em 2019, o número caiu para menos de 100 mil em 2024.
No primeiro semestre de 2025, o Chevrolet Onix vendeu 34,3 mil unidades — quase a metade das 62,6 mil da líder Fiat Strada e das 57,2 mil do Volkswagen Polo no mesmo período.
A queda acentuada nas vendas levou, inclusive, à revisão temporária neste ano das operações na fábrica da GM em Gravataí (RS), responsável por todas as versões do Onix vendidas no Brasil.