POLÍTICA
Numa harmonia só, Bocalom e Mailza assinam termo de cooperação para recuperar trechos críticos da estrada do Quixadá
A governadora em exercício Mailza Assis, e o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, assinaram nesta terça-feira, 30, um Termo de Cooperação para a recuperar trechos críticos da estrada do Quixadá, uma importante via de escoamento da produção agrícola da capital. A iniciativa é fruto de diálogo com a comunidade e atende a uma antiga reivindicação dos moradores, garantindo também mais segurança na trafegabilidade e acesso à educação.
As obras serão executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) e pela Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb). O investimento ultrapassa R$ 5 milhões em recursos próprios do Estado, e contempla 8 km de estrada, com aplicação de 1.200 toneladas de massa asfáltica, além de serviços de terraplanagem, recapeamento e tapa-buracos.
Durante a solenidade, realizada no Km 1 da estrada do Quixadá, em frente ao canteiro de obras do Anel Viário, Mailza lembrou que o compromisso com a recuperação da via foi firmado em audiência pública no dia 9 de agosto.
“Naquele encontro ouvimos os moradores e entendemos a urgência da obra. Não é uma obra pequena, então, nós precisamos agora entregar o mais rápido possível a estrada em boas condições para que as crianças não sofram prejuízo enquanto o seu período escolar. E também os moradores tenham mais condições de escoar seu produto, já que esse ramal é um grande produtor de hortaliças, isso foi tratado na reunião, e as demais necessidades que os moradores têm de ir e vir. Isso é garantir direitos, é compromisso do governo do Estado com a população acreana”, destacou.
A governadora em exercício também enfatizou a importância da parceria institucional. “Essa obra só é possível porque Estado e Prefeitura decidiram caminhar juntos. Estamos investindo em infraestrutura para melhorar a vida da população rural e fortalecer a agricultura familiar, que abastece as mesas e a merenda escolar. E eu tenho pelo produtor rural, um imenso carinho, porque a minha família é oriunda de zona rural. Eu cresci na zona rural, meus pais eram pequenos agricultores. Então, eu sei exatamente o que é morar distante da cidade. E esse é o meu compromisso”, completou.
União entre estado e município
O prefeito Tião Bocalom ressaltou a importância da obra para o desenvolvimento rural da capital. “Essa estrada é estratégica, porque aqui está a riqueza produzida no campo, que garante alimento na mesa das famílias. A gente está ganhando essa parceria com o governo do estado e vocês estão ganhando agora o ramal, que vai ficar bem feito, não tenho dúvida nenhuma, vai ficar muito bem feito e aguentar muitos anos”, afirmou.
O deputado estadual Afonso Fernandes, que articulou a audiência com os moradores e atuou para que a obra acontecesse, reforçou que a união entre poderes e esferas de governo é o que garante resultados. “Agradecer a toda a comunidade do Quixadá, que acreditou na nossa movimentação, e só quem ganha com essa parceria é a comunidade. Essa é uma comunidade que nós temos vários braços de ramais, que às vezes é dificultoso tirar as crianças para levar às escolas. Então essa primeira etapa do trabalho vai permitir que toda a população do Quixadá tenha o direito de vir com segurança. O sentido da gestão pública é justamente trabalhar em conjunto para que a sociedade seja atendida”, destacou o deputado.
Também participaram da assinatura a presidente do Deracre, Sula Ximenes, o diretor-presidente da Emurb, Abdel Derze, o secretário de Agricultura de Rio Branco, Eracides Caetano, além de lideranças comunitárias.
A presidente do Deracre, Sula Ximenes, disse que a obra representa mais do que melhorias na estrada. “Estamos trazendo dignidade para os produtores e para as famílias que vivem nessa região. Nossa missão é garantir o direito de ir e vir com segurança, e aqui mostramos que quando Prefeitura, Estado e comunidade se unem, os resultados chegam mais rápido”, destacou.
Moradores comemoram obram
Moradora da estrada do Quixadá há sete anos, Rosenilda Borges relatou o alívio de ver o início das obras. “Foram anos de espera e sofrimento, principalmente no período das chuvas, quando a estrada ficava quase intransitável e aumentava o risco de acidentes. Hoje estou feliz porque vejo que, dessa vez, a melhoria vai sair do papel e vai transformar a nossa vida”, afirmou.
Para o presidente da Associação do Quixadá, Antonino Torres Cabreiro, a obra representa a realização de um sonho. “Foram anos de espera e hoje vemos o início dessa transformação, que trará mais dignidade e segurança para todos nós”, afirmou.
A recuperação da estrada do Quixadá é considerada estratégica por atender uma das áreas mais produtivas de Rio Branco, responsável pelo fornecimento de hortaliças e outros produtos agrícolas para a capital. A ação garante não apenas a trafegabilidade, mas também a integração entre campo e cidade, fortalecendo a economia local e assegurando direitos básicos como o acesso à educação e saúde.