PRINCIPAL
Eduardo Velloso – o médico que sonha um dia ser governador: o primeiro passo ele já deu ao ser eleito deputado federal
Por Alessandro Silva, Especial para o AcreNews
O menino que se apaixonou pela oftalmologia ao ver o pai. Dr. Paulo Velloso, atuando por anos no consultório da família localizado na Avenida Ceará, no coração de Rio Branco. Ele cresceu e se tornou um profissional renomado, reconhecido no país, inclusive considerado um dos melhores do país na área, esse é Eduardo Velloso, ou mais carinhosamente chamado por amigos e pacientes de “Vellosinho”.
Agora sua missão vai além de cuidar dos olhos dos acreanos, ele é um integrante da voz do Acre em Brasília (DF), mais precisamente no Congresso Nacional. Por falar nisto, o entrevistado de hoje já foi senador da república. Ele assumiu, como suplente, no lugar de Márcio Bittar que solicitou afastamento temporário das funções para cuidar da saúde e resolver problemas pessoais. A rápida passagem de Eduardo no Senado, ocorreu no ano passado.
Nesta 2° edição da série “Vozes do Acre em Brasília”, conversamos com o agora deputado federal Eduardo Velloso, eleito pelo União Brasil (UB) com 16.786 votos.
BIOGRAFIA DE EDUARDO
Eduardo Ovídio Borges de Velloso Vianna, tem 46 anos, é casado com a médica cardiologista Rejane Holanda com quem tem três filhos (Bruna, Eduardo e Beatriz), é formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Tem em seu currículo cinco importantes projeto sociais que atendem desde comunidades carentes dos municípios do Acre e do Amazonas, estudantes da rede pública além de ser o pioneiro em cirurgias complexa como catarata, miopia, penotropia e estigmatia em alta tecnologia.
Em parceria com outros cardiologistas do estado, desenvolve o tratamento do infarto, por meio do Hemocardi que funciona dentro do Hospital Santa Juliana.
Mais é no foco do seu trabalho na capital federal que publicamos na íntegra a entrevista com o deputado diplomado. Leia:
AcreNews: Qual é a sua expectativa para essa nova missão?
Muito confiante em criar mecanismos através de políticas públicas que ajudem a desenvolver o Acre e o Brasil.
AcreNews: Qual é o maior desafio no parlamento?
Conscientizar os políticos que para termos um país melhor, temos que valorizar o trabalho, o suor de cada cidadão brasileiro. Não podemos conviver e aceitar esse abismo salarial que existe entre o salário mínimo e o teto, uma diferença de mais de 30 vezes. Em países desenvolvidos a diferença é de no máximo 10 vezes.
AcreNews: Quais serão as bandeiras de lutas nas instalações da Câmara?
Geração de emprego; Valorização do salário mínimo; Abertura de mercado com os países vizinhos; Ligação do Brasil com o Peru através da estrada de Pucalpa; Na saúde, a construção do Hospital da Mulher e o tratamento do Câncer, principalmente nas crianças.,
Acre News: Você já tem algum projeto de Lei na gaveta guardando só a hora para apresentar? Se sim, em qual área?
Na saúde, a inclusão da oftalmologia na atenção básica; e também as mudanças nas regras tarifárias das companhias aéreas.
Acre News: Qual seria sua posição diante do atual governo local?
Sou aliado desde 2018, ou seja, ele pode com o meu apoio.
AcreNews: E em relação ao governo federal?
O governo pode contar com o meu apoio para as pautas positivas para o Acre e o Brasil.
AcreNews: Qual é a mensagem que o senhor deixa aos leitores do nosso portal e em especial aos seus eleitores?
Como é meu primeiro mandato, quero pode contar com conselhos de todos para que cada dia eu aprenda mais e erre menos.
Leia também: Entrevista com Coronel Ulysses