Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“O meu mandato será para discutir e apontar soluções para desenvolver o Acre”, diz José Adriano, que vai substituir Gerlen Diniz em Brasília

Publicado

em

Jorge Natal, especial para o Acrenews

A partir de janeiro do próximo ano, o presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), José Adriano, será deputado federal, em substituição ao prefeito eleito pelo município de Sena Madureira, deputado Gerlen Diniz, ambos do Progressistas. Ele assegura que o seu mandato irá discutir e apontar soluções para tirar o estado do subdesenvolvimento.

Natural de Rio Branco, José Adriano Ribeiro da Silva, de 58 anos, tornou-se primeiro suplente com mais de 10 mil votos. Ele também já foi candidato em 2018, pelo PDT, e obteve 6.258 votos.

Sexto presidente da Fieac, foi reeleito para o terceiro mandato (2023-2027). É também presidente do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre. Formado em tecnólogo em Construção Civil e em Matemática pela Universidade Federal do Acre (Ufac), com MBA em Gestão de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), acredita que o Acre pode ser um estado próspero, principalmente por causa de sua localização geográfica e de seu potencial produtivo.

Empresário industrial do setor da construção civil nas últimas três décadas, adquiriu experiência administrativa no setor privado, ocupando funções nas áreas de gestão de recursos humanos e contábil, entre os anos de 1986 a 1991. Ainda nos anos 90, atuou como gerente de logística na extinta Companhia de Saneamento do Acre (Sanacre).


Por ter um perfil um executivo, José Adriano disse que o seu mandato será um desafio e pretende focar no setor industrial, enfatizando a área de infraestrutura e a concessão de incentivos para os produtores rurais. “Só alcançaremos o desenvolvimento se estimularmos uma cultura empreendedora em nossa gente”, assim concebe ele.


Em sua sala, ele ressaltou com exclusividade ao Acrenews que não integrará bancadas corporativistas, irá conciliar o mandato com o cargo na entidade e que não haverá conflito de interesses. Veja os principais trechos da entrevista.

Acrenews – O que é ser empreendedor?

José Adriano – Ser empreendedor se reflete nas atitudes que tomamos. Na minha modesta opinião, resume-me em três coisas: você precisa gostar do que faz, ter foco e disciplina.

Acrenews – Como é ser representante da classe empresarial?

José Adriano – Um empresário nunca confia cem por cento em outro e está sempre focado no seu negócio. Eu aprendi a liderar na minha empresa. Sempre procurei trabalhar de forma justa e ter relações transparentes. No mundo empresarial, a nossa mentalidade é produzir, otimizar recursos e gerar oportunidades de trabalho. Isso é o que nos une.

Acrenews – Mas agora o senhor também é político?

José Adriano – A visão empreendedora, em todos os todos os aspectos de nossas vidas, é sempre bem vinda. Essa maturidade será útil no campo político, principalmente porque existem acomodações e arranjos. No Executivo é o que chamamos de governabilidade. Como representante de classe, é importante fazer parte do debate porque podemos cobrar e ser cobrados. É preciso ter sobriedade, coerência e causas republicanas.

Acrenews – Como está sendo esse momento novo em sua vida?

José Adriano – Eu estou ansioso, mas preparado para não ficar frustrado como dois irmãos meus, que já ocuparam cargos no Legislativo. Eu estou indo para lá preocupado com a defesa do Sistema S e do ambiente de negócios empresariais. Não sou de direita nem de esquerda. Eu sou moderado, ou seja, eu faço mediações e convencimentos. O meu caminho é trilhar olhando para o desenvolvimento do Acre.

Acrenews – Nessa acumulação de funções pode haver conflitos de interesses?

José Adriano – Eu já acumulei outros cargos e nunca existiu esse problema. Eu não posso, por exemplo, colocar emendas para eu executar. O Sistema S não recebe emendas parlamentares, portanto, eu não posso ajudar neste aspecto.

Acrenews – Mas o senhor pode ajudar o Estado a sair do subdesenvolvimento?

José Adriano – Esse é o objetivo do meu mandato, destacando que esse desenvolvimento que propomos é sustentável, ou seja, é possível conciliar as questões econômicas com as ambientais e as sociais. Eu não vou apresentar emendas, por exemplo, para construir um prédio se ele não vai ter como ser custeado. Vou trabalhar para substituir todas as pontes de madeira por de concreto. O agronegócio é restrito às margens das BR’s e precisamos interiorizar a produção.

Acrenews – A agricultura em larga escala, tirando a parte leste do Estado, é inviável por causa da topografia, entre outros fatores. Como o senhor pretende estimular a produção nas demais regiões?

José Adriano – Há várias formas de estimular essa produção familiar, principalmente através de pesquisas e tecnologias. Existe um estudo das cadeias produtivas e o café, por exemplo, está se consolidando em praticamente todos os municípios. Além disso, temos as culturas vocacionais do maracujá, do cupuaçu, do abacaxi, do açaí, da banana, da mandioca, da melancia e de óleos florestais. É perfeitamente possível atrair investimentos e montar agroindústrias e, neste caso, envolveriam os três setores da economia.

Acrenews – Para se desenvolver, o Acre precisa de infraestrutura. Comente sobre isso.

José Adriano – O acompanhamento de serviços de artes nas BR’s e as obras estruturantes são obrigações nossa. A gente precisa de rodovias e não caminhos de serviço. Temos que olhar para as nossas fronteiras e os problemas de comunicação. Precisamos também trabalhar o mercado interno, que está desorganizado. Necessitamos interligar todos os municípios, ou seja, acabar com os chamados isolados. Na engenharia tudo é permitido, bastando usar as soluções adequadas, existindo recursos, obviamente. Sou totalmente a favor da ligação com o Peru, através da região do Vale do Juruá. Esse romantismo preservacionista precisa ter fim, uma vez que existem soluções e medidas mitigadoras dos impactos ambientais. A União tem uma dívida histórica com os acreanos.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas