As inscrições para a 11ª edição da Mostra Acreana de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Viver Ciência 2025, seguem abertas até o próximo domingo, 11 de maio. O evento será realizado nos dias 18 e 19 de novembro, em Rio Branco, com o tema “Das águas da Amazônia aos oceanos: conexões que sustentam a vida e a cultura”.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do formulário eletrônico disponível no site oficial da mostra: www.viverciencia.see.ac.gov.br. O preenchimento deve ser feito pelo professor ou orientador responsável pela equipe.
Podem participar escolas das redes públicas federal, estadual e municipal, além de instituições privadas que ofertem Ensino Médio, Ensino Fundamental II, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Escolas de Ações Afirmativas (Indígenas e do Campo) e instituições de Ensino Superior.
Cada escola poderá inscrever quantos projetos desejar, desde que as equipes estejam claramente identificadas e cumpram todas as etapas previstas no edital. Quatro estudantes serão escolhidos democraticamente para representar a equipe durante o evento. Professores e orientadores também podem participar de mais de uma equipe.
De acordo com a assessora pedagógica Katiany Cunha dos Santos, a equipe de organização da mostra tem visitado as escolas para divulgar o evento e tirar dúvidas sobre as novidades do edital.
“Estamos hoje aqui na Escola Rodrigues Leite, fazendo a divulgação da Viver Ciência e explicando o edital, como estamos fazendo em todas as escolas. Pedimos aos interessados que acessem o site da Mostra porque temos muitas novidades. Estamos com inscrições abertas e teremos o Google Sala de Aula. A gente vai fazer todo o acompanhamento com os professores, instruindo a fazer um projeto científico. O nosso secretário nos garantiu que todos os projetos inscritos e aprovados serão apresentados esse ano nos dois dias do evento”, explicou.
Neste ano, a mostra convida a comunidade escolar a refletir sobre as interligações entre os rios amazônicos e os oceanos, com foco na conservação da biodiversidade aquática, no manejo sustentável dos recursos hídricos e na valorização dos saberes tradicionais relacionados às águas.
A gestora Simone da Cunha Mendes destaca a importância do tema e o envolvimento dos alunos. “O tema deste ano é muito relevante, haja vista o que estamos vivenciando no mundo. Quando você trabalha questões ambientais, sejam elas locais ou globais, você está trazendo para o aluno algo que vai fazer parte do cotidiano dele.
Ainda segundo a gestora, para a escola, é uma expectativa muito positiva a participação: “Ano após ano levamos projetos. Já ganhamos prêmios, e os alunos se envolvem bastante. Os meus alunos são muito protagonistas, o que também é um dos objetivos da Viver Ciência: trazer esse espírito de protagonismo para que o aluno possa buscar seu conhecimento e, a partir disso, mudar a sua realidade, a sua comunidade ou a si mesmo”.
A Mostra Viver Ciência representa uma oportunidade única para estudantes, docentes e pesquisadores aprofundarem conhecimentos, compartilharem ideias e colaborarem na construção de um futuro em que ciência e cultura caminhem juntas na preservação do planeta.
Para o estudante João Gabriel Andrade, a participação no evento pode trazer impactos positivos para a vida acadêmica dos alunos.
“Eu tenho uma boa expectativa, já que gosto de ciência e de projetos. Acho que seria bom mesmo a escola participar, porque ajuda no desempenho do aluno, pode influenciar na escolha da faculdade, na prova do Enem. Pode ajudar de várias formas. Então, é bom até que o aluno participe. Acredito que é por isso que a Secretaria de Educação dá a importância devida ao evento. Já que somos um estado amazônico, é muito importante”, afirmou.
Os projetos selecionados serão apresentados presencialmente durante os dois dias de evento. Todos os participantes receberão certificados e medalhas.
Para mais informações, acesse o Edital_2025-Mostra_Viver_Ciencia.