PRINCIPAL
Zezinho Barbary é o penúltimo entrevistado da série do AcreNews
A vida tranquilo da cidade do interior e a experiência de ser gestor, agora é trocada pela correria e desafios por um espaço ao sol na Câmara Federal, em meio a mais de 500 parlamentares, este é apenas mais uma das missões do deputado federal Zezinho Barbary, que até então, na vida pública tinha sido prefeito da pequena cidade Porto Walter que fica há 570 km de distância da capital, e tem uma população de menos de 12.300 habitantes.
Barbary já foi por duas vezes o manda chuva na política de Porto Walter, em 2022, decidiu correr uma das 8 vagas do estado na Câmara Federal, e né que deu certo! Foi eleito com 19.958 votos.
Conheça mais um pouco sobre a vida do deputado federal Zezinho Barbary
José Estephan Barbary Filho mais conhecido como Zezinho Barbary, é natural de Porto Walter, é casado Pai de duas filhas, avô de dois netos, e por duas vezes foi prefeito do município de Porto Walter.
Leia agora o bate papo
Acre News – Qual é a sua expectativa para essa sua nova missão?
Meu grande desejo é poder mostrar ao povo brasileiro, e principalmente do nosso Estado do Acre que é possível fazer diferente na Política. Utilizando o mandato a serviço das grandes causas, prestando um trabalho coletivo, procurando melhorar a qualidade dos serviços da Saúde e a correta promoção de uma Educação Transformadora à nossa juventude, além de levar incentivo para a produção, criando alternativas para que os agricultores tenham realmente condições de produzir com sustentabilidade.
Acre News – Qual é o maior seu maior desafio no parlamento?
A conscientização de que temos uma grande responsabilidade sobre nós, que os interesses do país devem estar acima das disputadas, vaidades e projetos pessoais. No parlamento, somos um grupo que diverge e isso faz parte da democracia, é construtivo. Mas, jamais deve ser transformado em palco de enfrentamentos desrespeitosos e de oportunidades alheias aos reais interesses do Brasil. A batalha política se encerrou, agora, é pensar em trabalhar por um país melhor para os cidadãos brasileiros. Esse é o nosso desafio!
Acre News – Quais serão as bandeiras de lutas do senhor?
A minha principal bandeira é defender os interesses do nosso povo acreano, que me confiou esse mandato. Tenho um compromisso de resposta à nossa gente, sou um municipalista e procurarei promover as políticas públicas de bem estar, saúde e educação de qualidade, levar recursos para investimentos nas mais diversas áreas, mas em especial, de apoio à produção e aqui ressalto, aos pequenos agricultores.
Acre News – Você já tem algum projeto de Lei na gaveta guardando só a hora pra apresentar?
Tenho sim, algumas idéias e propostas, mas nesse momento tenho um projeto que está em fase de elaboração, bem interessante.
Acre News – Se sim, qual é esse projeto?
Trata-se de apoio aos pequenos agricultores da Amazônia, em especial, aos assentados em áreas de preservação. O projeto promove a agricultura de subsistência, estimula a preservação das áreas demarcadas e incentiva a proteção às áreas de fronteira. Seria uma espécie de parceria do governo federal com as pessoas que residem nas áreas demarcadas, no sentido de preserva e proteger nosso território.
Maiores detalhes darei quando o projeto estiver pronto para ser apresentado.
Acre News – Qual seria sua posição diante do atual governo local?
É fundamental o bom diálogo parlamentares e o Governo do Estado, para viabilizar a destinação de recursos que realmente venham de encontro com os anseios da população. Por isso, sou um parceiro do Governo do Estado do Acre. Firmei um compromisso com o Governador Gladson Cameli, de trabalharmos juntos pelo Acre. Com a minha experiência enquanto prefeito, por duas gestões, conheço bem as dificuldades enfrentadas pelo executivo. E tenho certeza que faremos grandes investimentos pelo progresso do nosso Estado, no que se refere a viabilização de recursos e às demandas do governo do Estado junto ao Governo Federal, incluindo a luta incessante pela recuperação da BR 364, a construção da ponte de Rodrigues Alves e demais demandas em favor do Vale do Juruá e demais municípios acreanos.
E em relação ao governo federal?
A expectativa é de que passado o período da disputada eleitoral, os esforços se concentre em novos rumos para o nosso país. Que o governo federal apresente as suas propostas para a retomada de crescimento do país; apresente as medidas para de geração de emprego e renda para combater o desemprego; dialogue com o Congresso para aprovar as reformas, como a reforma tributária, já em discussão na Câmara, e que há a previsão de ser votada nesse primeiro semestre. Há medidas que são fundamentais para a economia do país e que precisam avançar. O Brasil precisa resgatar a confiabilidade dos parceiros internacionais, voltar a cresce e trazer maior alento ao nosso povo.
Qual é a mensagem que o senhor deixa aos leitores do portal Acre News, e em especial ao seus eleitores?
De otimismo e de confiança, sempre. Uma grande nação como a nossa não pode se curvar à desesperança. Aos acreanos, deixo meus agradecimentos pela confiança e que tudo farei para honrá-los e bem representá-los na Câmara Federal.