POLÍCIA
OAB vai apurar conduta de advogado preso em flagrante com drogas dentro de presídio
Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira, 1, a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Acre, disse que o advogado João Figueiredo Guimarães, de 73 anos, preso no parlatório do presídio pela Polícia Federal com quase um quilo de entorpecente, será alvo de um procedimento interno da instituição. A OAB chegou a criticar a exposição do advogado.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Lamentavelmente, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre, na data de hoje, 1º de outubro de 2021, foi informada pela Polícia Federal da prisão em flagrante do advogado João Figueiredo Guimarães.
Em razão das prerrogativas legais disciplinadas na Lei 8.906/94, a prisão do advogado foi devidamente acompanhada pela Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB/AC, bem como na pessoa da vice-presidente, Marina Belandi.
Foram adotadas as providências de praxe, com pedido de encaminhamento do advogado para cumprimento da medida em sala do Estado Maior.
A OAB/AC esclarece que não coaduna com qualquer conduta criminosa que porventura venha a ser executada por seus inscritos e, em razão dos fatos constatados, a Presidência desta Seccional já determinou, de ofício, a instauração de processo ético disciplinar para apuração da conduta profissional do advogado, bem como designou para a próxima segunda-feira, 4, reunião da Diretoria a fim de deliberar quanto à sua suspensão preventiva.
Por fim, de igual modo, lamentamos a desnecessária exposição do investigado por meio de vídeo amplamente divulgado pelas autoridades policiais, o que em nada contribui para as investigações.
A Diretoria da OAB/AC
You must be logged in to post a comment Login