ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Oficina vai promover, no Acre, mais mobilização entre profissionais que cuidam da saúde do trabalhador
Diesat realizará oficina de formação do Controle Social no Acre na modalidade online. O objetivo deste encontro é promover e mobilizar os atores em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em cada Estado, apresentar uma devolutiva do projeto de Articulação e Qualificação do controle social em Saúde do Trabalhador, apresentar a formação de multiplicadores para atuação no controle social no campo da saúde do Trabalhador e fortalecer a rede de comunicação entres os Conselhos de Saúde e as CISTTs.
Silvio Moura um dos multiplicadores e divulgadores do Estado e da Região Norte saliente a importância da formação e renovação de quadros do controle Social para atuação no SUS, participação de diversos seguimentos da sociedade, garantido pela Lei 8.142/90.
O que é o DIESAT?
A criação do DIESAT é resultado da organização dos trabalhadores e do novo sindicalismo da década de 70. Em 1979 são realizadas as primeiras Semanas de Saúde do Trabalhador – SEMSATs – em que diferentes sindicatos, trabalhadores, e profissionais de saúde debatiam as péssimas condições de trabalho, os altos índices de acidentes e doenças profissionais, o não reconhecimento de doenças relacionadas ao trabalho, além da desumana assistência à saúde aos trabalhadores.
Essas iniciativas reafirmam a intenção da classe trabalhadora em fundamentar suas reivindicações, criando o DIESAT em 14 de agosto de 1980 a segunda entidade intersindical voltada para a relação entre trabalho e saúde.
O contexto do surgimento do DIESAT é caracterizado por uma situação de pouca ou nenhuma transparência por parte do governo e empresários quanto a real situação das condições de trabalho no Brasil com estatísticas oficiais que apontavam 1,5 milhões de acidentes e adoecidos pelo trabalho. Um dos principais problemas era um crescente processo de subnotificação dos acidentes de trabalho pelo regime militar, com o objetivo de mascarar as estatísticas sobre o tema. Posteriormente, este processo é acentuado pela fragilidade do sistema de informações da previdência, constituindo um problema que persiste até hoje.
O DIESAT é responsável pelas primeiras e principais pesquisas e estudos sobre a saúde dos trabalhadores, produzidas em conjunto e com a participação ativa dos sindicatos e trabalhadores. Estes estudos diferenciavam-se das pesquisas desenvolvidas na época, que apresentavam uma tendência comum de mascarar os verdadeiros fatores dos acidentes e doenças, responsabilizar (culpabilizar) o trabalhador pelos acidentes partindo de uma noção individualista, além de não abordar a organização do trabalho como origem dos acidentes e doenças.
Toda produção do departamento, bem como sua estrutura está à disposição das entidades filiadas e da sociedade civil, de forma a subsidiar as ações por melhores condições de saúde da classe trabalhadora.
O DIESAT é hoje um importante assessor técnico dos conteúdos relacionados à trabalho e saúde e é mantido por seus filados – sindicatos, federações, confederações de trabalhadores – e também pelos recursos provenientes de estudos, pesquisas, cursos e assessorias realizadas.
A formação terá como pilar três dimensões: uma conceitual, uma técnica operativa, e outra o papel do Controle Social na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Os conteúdos abordados trarão, a partir das realidades e potencialidades dos grupos de participantes, a consolidação de bases e identificação de lideranças a serem instrumentalizadas como agentes multiplicadores. O método que utilizaremos será aprendizagem de sala invertida, um processo expositivo partindo da dimensão grupal para a aprendizagem individual, com um dialeto simples e um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo, que visa transformar e qualificar a atenção à saúde, as práticas de educação em saúde, além de incentivar a organização das ações e dos serviços numa perspectiva transversal, intersetorial e interinstitucional.
Participe!
Acesse www.diesat.org.br
You must be logged in to post a comment Login