Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Oficina vai promover, no Acre, mais mobilização entre profissionais que cuidam da saúde do trabalhador

Publicado

em

Diesat realizará oficina de formação do Controle Social no Acre na modalidade online. O objetivo deste encontro é promover e mobilizar os atores em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em cada Estado, apresentar uma devolutiva do projeto de Articulação e Qualificação do controle social em Saúde do Trabalhador, apresentar a formação de multiplicadores para atuação no controle social no campo da saúde do Trabalhador e fortalecer a rede de comunicação entres os Conselhos de Saúde e as CISTTs.

Silvio Moura um dos multiplicadores e divulgadores do Estado e da Região Norte saliente a importância da formação e renovação de quadros do controle Social para atuação no SUS, participação de diversos seguimentos da sociedade, garantido pela Lei 8.142/90.

O que é o DIESAT?

A criação do DIESAT é resultado da organização dos trabalhadores e do novo sindicalismo da década de 70. Em 1979 são realizadas as primeiras Semanas de Saúde do Trabalhador – SEMSATs – em que diferentes sindicatos, trabalhadores, e profissionais de saúde debatiam as péssimas condições de trabalho, os altos índices de acidentes e doenças profissionais, o não reconhecimento de doenças relacionadas ao trabalho, além da desumana assistência à saúde aos trabalhadores.

Essas iniciativas reafirmam a intenção da classe trabalhadora em fundamentar suas reivindicações, criando o DIESAT em 14 de agosto de 1980 a segunda entidade intersindical voltada para a relação entre trabalho e saúde.

O contexto do surgimento do DIESAT é caracterizado por uma situação de pouca ou nenhuma transparência por parte do governo e empresários quanto a real situação das condições de trabalho no Brasil com estatísticas oficiais que apontavam 1,5 milhões de acidentes e adoecidos pelo trabalho. Um dos principais problemas era um crescente processo de subnotificação dos acidentes de trabalho pelo regime militar, com o objetivo de mascarar as estatísticas sobre o tema. Posteriormente, este processo é acentuado pela fragilidade do sistema de informações da previdência, constituindo um problema que persiste até hoje.

O DIESAT é responsável pelas primeiras e principais pesquisas e estudos sobre a saúde dos trabalhadores, produzidas em conjunto e com a participação ativa dos sindicatos e trabalhadores. Estes estudos diferenciavam-se das pesquisas desenvolvidas na época, que apresentavam uma tendência comum de mascarar os verdadeiros fatores dos acidentes e doenças, responsabilizar (culpabilizar) o trabalhador pelos acidentes partindo de uma noção individualista, além de não abordar a organização do trabalho como origem dos acidentes e doenças.

Toda produção do departamento, bem como sua estrutura está à disposição das entidades filiadas e da sociedade civil, de forma a subsidiar as ações por melhores condições de saúde da classe trabalhadora.

O DIESAT é hoje um importante assessor técnico dos conteúdos relacionados à trabalho e saúde e é mantido por seus filados – sindicatos, federações, confederações de trabalhadores – e também pelos recursos provenientes de estudos, pesquisas, cursos e assessorias realizadas.

LINK PARA INSCRIÇÃO

A formação terá como pilar três dimensões: uma conceitual, uma técnica operativa, e outra o papel do Controle Social na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Os conteúdos abordados trarão, a partir das realidades e potencialidades dos grupos de participantes, a consolidação de bases e identificação de lideranças a serem instrumentalizadas como agentes multiplicadores. O método que utilizaremos será aprendizagem de sala invertida, um processo expositivo partindo da dimensão grupal para a aprendizagem individual, com um dialeto simples e um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo, que visa transformar e qualificar a atenção à saúde, as práticas de educação em saúde, além de incentivar a organização das ações e dos serviços numa perspectiva transversal, intersetorial e interinstitucional.

Participe!

Acesse www.diesat.org.br

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas