GOSPEL
Padre Cícero e Lampião: o dia em que os personagens lendários do Nordeste se encontraram pessoalmente
Em março de 1926, o bando de Lampião chegava a Juazeiro do Norte, no Ceará. Por alguns dias, o cangaceiro ficou na cidade a convite do governo brasileiro e conheceu o padre Cícero, por quem tinha grande admiração.
O encontro de duas lendas do Nordeste não teve registros fotográficos e aconteceu de forma discreta. Lampião e padre Cícero se conheceram na cidade de Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense. Era março de 1926, e a chegada dos cangaceiros era esperada pelas autoridades. Isso porque os criminosos mais temidos do país haviam topado combater inimigos do governo.
Para entender essa história, é preciso recuperar o contexto daquele ano. O Ceará temia a aproximação da Coluna Prestes, grupo liderado por militares que marchava e travava batalhas pelos estados brasileiros fazendo oposição ao governo federal e exigindo a renúncia de Artur Bernardes.


/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Y/e/lmNH3IS7GyIHApirburA/bando-de-lampiao-em-juazeiro-1926.jpg)











