GOSPEL
Padre Mássimo sobre Campanha da Fraternidade: “Educação precisa ser assumida como ato de amor”
O padre Mássimo Lombardi, uma das vozes mais ouvidas da igreja Católica no Acre, disse ao Acrenews que a “educação precisa ser assumida como ato de amor”, ao se referir a Campanha da Fraternidade, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esta semana. Mássimo escreveu o seguinte:
Por Mássimo Lombardi
A Campanha da Fraternidade todos anos tem como grande objetivo despertar a solidariedade em relação a um problema concreto.
Neste ano de 2022, o debate está sendo sobre a educação em nosso país, pois ela é indispensável para a construção de um mundo mais justo e fraterno.
Uma nova educação exige, porém, uma profunda conversão, uma mudança de mentalidade, uma reorientação da vida, uma revisão das atitudes e uma busca de um caminho que promova o desenvolvimento pessoal integral, a formação para a vida fraterna e para a cidadania.
Estamos num tempo ainda marcado pela pandemia da Covid 19 e por diversos conflitos, sobretudo entre Rússia e Ucrânia, que envolve centenas de outros países do planeta.
Portanto é urgente reaprender a amar, a perdoar, a cuidar, a dialogar, a servir a todos e que educar é construir a verdadeira fraternidade alicerçada na justiça e na paz.
Mas é necessária a contribuição de todos e é cada vez mais urgente a difusão da cultura da paz, a educação para a paz sobretudo das novas gerações. Educar ao respeito das diferenças, à solidariedade com as minorias, como a LGBT, à valorização da cultura afro-brasileira, indígena, evitando os preconceitos racistas e até religiosos.
Educar é uma arte coletiva, que precisa de uma aldeia inteira. Nesta aldeia existem atores fundamentais neste processo educativo: a família, a Igreja, a escola, e a sociedade. Mas o centro não é o educador como transmissor, nem o aluno que constrói om seu próprio conhecimento, mas é o relacionamento deles que os educa mutuamente. Esse, é, propriamente o sentido de colocar no centro a pessoa que é relação.
Como de costume, a CF, está dividida em três blocos: ver a realidade, iluminar esta realidade com a Palavra de Deus, e, finalmente, agir com propostas comunitárias.
Enfim, a educação deve ser assumida como ato de amor e de esperança no ser humano.
You must be logged in to post a comment Login