Connect with us

POLÍCIA

Para potencializar ações das forças de segurança do Acre e Bolívia, Sejusp institui Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira Internacional

Publicado

em

Em ato solene, realizado na manhã desta quinta-feira, 26, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) instituiu, por meio de resolução, o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira Internacional – GGIF-I, entre Brasil e Bolívia. O governador Gladson Cameli prestigiou o evento, que aconteceu na sede da pasta e foi conduzido pelo titular da Sejusp, coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos.

Ao desejar boas-vindas aos representantes das forças policiais da Bolívia e Peru (estes participaram como ouvintes) e saudar todos presentes, o governador destacou a importância da integração entre as instituições de segurança dos dois países na proteção da fronteira. Na oportunidade, Gladson Cameli lembrou da expressiva redução do índice de homicídios, no estado do Acre, nos últimos três anos. 

O secretário Paulo Cézar, durante a abertura do evento, apontou como relevante a implantação do GGIF-I, cujo objetivo é coordenar todas as ações de segurança transfronteiriça envolvendo o Brasil, no âmbito do território acreano, e a Bolívia, abrangendo toda a região de fronteira, em consonância com a Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras – ENAFRON.

De acordo com a resolução da Sejusp, o Gabinete instalado é um fórum colegiado, de caráter deliberativo, consultivo e executivo, que opera por consenso, sem hierarquia, respeitando a autonomia das instituições que o compõem, devendo manter boa relação entre os países e instituições envolvidas, buscando a integração para a melhoria da segurança e a qualidade de vida dos habitantes da faixa de fronteira.

Durante o mesmo ato, aconteceu a reunião de avaliação das operações das forças-tarefas deflagradas pela Sejusp no Alto e Baixo Acre, no período de 05 de abril a 23 de maio de 2022, cujos resultados apontam expressiva redução da violência nas duas regiões, comparando-se com os três meses anteriores. A reunião de avaliação foi conduzida pelo diretor de Operações da Sejusp e pelo coordenador do GEFRON-AC, respectivamente, os coronéis Ulysses Araújo e Glayson Dantas. 

Da solenidade, além do governador do estado e do secretário Paulo Cézar, participaram os representantes de todas as forças pertencentes ao Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), do Ministério Público estadual, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Agência Brasileira de Inteligência, o comandante departamental da Polícia Nacional do Peru, general Luis Alberto Cotrina, o assessor especial da XV REGPOL Madre de Dios– PERU, major Oscar Daniel, e o comandante departamental de Pando da Polícia Nacional da Bolívia, coronel Edwin Félix, de Pando

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas