Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Passagem do Telescópio Espacial Hubble pelos céus do Acre é o ‘evento’ da astronomia hoje

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (12) os acreanos que são amantes da astronomia terão motivos a mais para contemplar os céus. Os rio-branquenses e moradores das cidades próximas poderão observar a passagem do Telescópio Espacial Hubble, a partir das 18h45m.

“Ele aparecerá no horizonte noroeste (à direita da posição onde o Sol se põe). Às 18h49min, ele estará na posição mais próxima da capital acreana. Neste instante, é só olhar para cima, quase na vertical, ou cerca de 83 graus acima do horizonte sul de Rio Branco. Às 18h50min, o telescópio desapareceu no horizonte sudeste, entrando na sombra da Terra. O brilho deste telescópio não será intenso, mas poderá ser visto como se fosse uma estrela normal a se deslocar pelo céu”, informou o pesquisador Davi Friale.

Segundo o pesquisador, o Telescópio Hubble é famoso por ajudar a descobrir a existência de planetas além do nosso sistema solar.  “Devido a sua altura, não há tanta interferência da nossa atmosfera, o que permite visualizar melhor os corpos celestes”, considera Davi.

O Hubble foi projetado nos anos 1970 e 1980, e lançado em 1990. Ele está a 600 km da superfície da Terra e possui período de revolução ao redor do planeta de aproximadamente 95 minutos.

AGENDA PARA SÁBADO

No sábado (14), será possível avistar também a Estação Espacial Internacional (ISS – sigla em inglês). Ela aparece com um brilho intenso cruzando os céus do Acre. 

“Às 18h05m, a estação aparecerá no horizonte noroeste (à direita do local onde o Sol se põe). Às 18h8m, ela estará no ponto mais próximo de Rio Branco, cerca de 60 graus acima do horizonte sudoeste (à esquerda do local onde o Sol se põe), ou seja, bem mais próximo da vertical do que do horizonte. Em seguida, às 18h11min, a estação desaparecerá na sombra da Terra, no horizonte sudeste”, concluiu.

Vale lembrar que a Estação Espacial fica a cerca de 400 quilômetros do solo da Terra e tem hoje 11 astronautas de várias nacionalidades – no momento há franceses, japoneses, russos e norte-americanos.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas