POLÍTICA
PDT de Tchê, Michelle e Jesus defende a aplicação do voto impresso nas eleições
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
O PDT do deputado federal Jesus Sérgio, do deputado estadual José Tchê e da vereadora Michelle Melo, pede a aplicação do voto impresso nas eleições. O pedido foi feito nas redes sociais do PDT, o seu presidente Carlos Lupi chegou a divulgar um vídeo defendendo o retorno do antigo sistema de urnas durante as eleições de outubro.
Lupi afirma se tratar de uma “posição histórica” de seu partido, e que não se assemelha à proposta de Jair Bolsonaro e derrubada no Congresso Nacional em 2021. “Nós sempre achamos, isso tem mais de 20 anos, desde a sua introdução, que a urna eletrônica deveria ter a impressão do voto do lado, com uma impressora e uma tela transparente para se conferir o voto, e depois ir para a urna”, disse.
Em determinado trecho, o pedetista também afirmou que o partido não se opõe ao uso da urna eletrônica. “Nós confiamos no TSE. Nós acreditamos na lisura, na democracia e na imparcialidade do TSE. O que nós queremos antes, e continuamos querendo, é que tenha uma impressão automática para se conferir o voto”, ressaltou.
O voto impresso é uma das bandeiras do presidente Jair Bolsonaro (PL). Nos últimos anos, essa ideia pautou as rivalidades entre os poderes no país. De pronto, o líder do PDT considera que a demanda de Jair Bolsonaro não é a mesma da sigla.
“Nós nunca vamos defender o que esse homem ruim que está no Palácio do Planalto quer. Ele quer voltar atrás, ele quer voltar ao voto manual. Ele quer ameaçar a democracia, levantar suspeição sobre a sua derrota certa. (…) O que Bolsonaro quer é avisar um golpe que ele quer preparar pela derrota certa”, concluiu.
Apesar da manifestação do PDT nacional, os locais ainda não se manifestaram sobre o assunto.
You must be logged in to post a comment Login