ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Pedro Longo destaca necessidade de obras estruturantes e criação de comissão permanente na Aleac
Na sessão ordinária desta terça-feira (25), o deputado Pedro Longo, líder do PDT na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), discursou sobre questões ambientais, regularização fundiária e a importância de obras estruturantes para enfrentar eventos climáticos graves no Estado.
O parlamentar iniciou seu discurso cumprimentando o deputado Eduardo Ribeiro pelo relatório apresentado sobre a importância da regularização fundiária no Estado. “Foi um trabalho de fôlego e que certamente vai nos permitir aprovar leis importantes aqui nessa Casa”, destacou.
Longo também parabenizou Porto Walter pelos 32 anos de emancipação e destacou a necessidade urgente de acabar com o isolamento do município. “Nós já temos um traçado de uma estrada, os ajustes necessários já estão finalizados. Há risco de desabastecimento, e em breve teremos que ter aviões militares fazendo transporte para evitar que a população passe fome e faltem insumos para os hospitais”, alertou o deputado, enfatizando que essa situação não pode demorar a ser resolvida.
O parlamentar também agradeceu aos colegas presentes na audiência pública realizada na semana anterior, especialmente ao deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), por suas contribuições significativas. O debate focou em obras estruturantes para enfrentar eventos climáticos graves, com ênfase nas secas e inundações do Rio Acre.
“Na reunião, tivemos a presença de representantes do Ministério Público, do ICMBio, da Secretaria de Urbanismo, da Secretaria de Obras, do Deracre, IMAC, do ex-deputado Eduardo Farias, que é um estudioso, e também representantes da empresa que fez a consultoria sobre o Rio Acre”, relatou. Ele destacou a participação do professor Matheus, da Universidade Federal de Santa Catarina, que coordenou o estudo sobre possíveis soluções para os problemas climáticos.
Durante a audiência, foram discutidos diversos temas, como a construção de barragens em pontos do Rio Acre, a criação de canais paralelos para facilitar o fluxo das águas e a recomposição das matas ciliares. Também se abordou a desocupação de áreas sujeitas a alagações, com uma política habitacional para garantir moradia digna às pessoas afetadas.
Longo propôs a criação de uma comissão permanente na Aleac para coordenar ações entre os governos federal, estadual e municipal. “Concluímos a temática com o apelo dos participantes para que seja criada aqui nesta Casa uma comissão permanente que possa, de forma contínua, coordenar as atividades e as ações entre os diversos órgãos do governo”, explicou o deputado.
Ele ressaltou que a criação dessa comissão será uma contribuição importante da Aleac para propiciar soluções estruturantes e integradas para os problemas climáticos. “É uma contribuição que essa Casa vai dar para que tenhamos a médio e longo prazo, soluções que possam propiciar um maior conforto à nossa população”, concluiu Longo, agradecendo a atenção de todos os colegas presentes.
Texto: Andressa Oliveira
Foto: Sérgio Vale