Connect with us

SAÚDE

Pelos altos índices, Acre deveria ser um dos primeiros estados a receber a vacina contra a malária no Brasil

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (06), a Organização Mundial da Saúde (OMS) autorizou pela primeira vez, uma vacina contra a Malária. O imunizante desenvolvido por mais de 30 anos, obteve o aval da entidade após muitos estudos e discussões. A ideia é controlar a doença nos países que apresentam número grande de mortes, como no Brasil onde mata cerca de 500 mil pessoas por ano.

De acordo com a OMS, a imunização será iniciada na Índia. Elaborado pela GlaxoSmithKline, a vacina se mostrou eficaz contra o patógeno mais prevalente na África, no entanto, isso não quer dizer que deixaria de servir no Brasil, conforme disse em coletiva a organização.

A vacina será dada em quatro doses. Os testes ainda estão em andamento. Em testes clínicos, a vacina teve eficácia de cerca de 40% durante os primeiros 12 meses e 30% de redução de malária severa.  Foram realizadas mais de 2,3 milhões de doses em mais de 800 mil crianças em Gana, Quênia e Malaui. Não existe confirmação sobre testes da vacinação no Brasil.

O mosquito Anopheles é o vetor de transmissão do agente etiológico da malária

Entre os estados que registram maiores índices da doença no nosso país, está o Acre localizado na região amazônica. Nos três primeiros meses deste ano, o estado contabilizou mais de 2 mil casos, conforme dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (Sivep).

Ainda conforme o sistema, os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, no Vale do Juruá, reportaram mais casos em todo o estado e são classificados como de alto risco para a doença.

A malária é considerada uma doença tropical, comum nos lugares de clima quente, justamente por ser transmitida por meio da picada dos mosquitos, que se reproduzem com maior facilidade no calor. Ela é transmitida por meio da picada de um mosquito (Anopheles) que esteja infectado com o protozoário ou por meio do uso incorreto e do compartilhamento de agulhas e instrumentos cortantes.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas