EXPOACRE 2024
Peru quer parceria comercial com o Acre para exportação de Trutas: “20 toneladas por mês”, diz representante
Por Wanglézio Braga/ Fotos: Wanglézio Braga
Durante a “Expoacre 2024”, o chefe de agromercado do Ministério da Agricultura do Peru, Luis Armando, destacou o interesse do governo peruano em firmar negócios com o Acre para a venda de trutas. O peixe, conhecido por sua semelhança com o salmão e muito utilizado em pratos sofisticados da culinária peruana, pode abrir um novo mercado na região, com grande potencial de distribuição.
Segundo Luis Armando, em entrevista exclusiva para o AcreNews, as trutas são produzidas na faixa Andina, em altitudes superiores a 4 mil metros, na região de Puno, uma área de difícil acesso. No entanto, o governo peruano enxerga o Acre como uma rota de distribuição estratégica, facilitando o acesso do peixe ao Brasil. Atualmente, as trutas percorrem um trajeto mais longo, passando pela Bolívia e Chile até chegar a São Paulo. Com essa nova parceria, o Acre se tornaria um ponto chave para a entrada do produto no mercado brasileiro.
“Acreditamos que o mercado acreano é positivo para a entrada das trutas no Brasil, e nossa intenção é formalizar essa parceria o mais rápido possível”, afirmou Luis.
Durante a Expoacre, foram trazidas duas toneladas de exemplares da truta para que o público local conheça o produto, que é muito apreciado em pratos da culinária japonesa, chinesa, coreana e peruana.
O potencial da parceria prevê a exportação de até 20 toneladas de truta para o Acre. Em contrapartida, o Peru busca importar carne e ovos do Brasil, intensificando o intercâmbio comercial entre os dois países.
Luis Armando ressaltou que o Acre tem preferência nesse processo de negociação, sendo visto como um parceiro estratégico para o desenvolvimento desse mercado.