POLÍCIA
Peruanos com entrada irregular no país, são presos pela PRF portando faca e maconha
Na noite da última sexta-feira (10), uma Equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) avistou dois homens com várias mochilas, no km 115, da BR 364, no município de Rio Branco/AC.
Ao serem abordados, inicialmente ambos se apresentaram como peruanos e estavam bastante agitados e disseram várias versões sobre o que estavam fazendo no Brasil. Além disso nenhum deles possuía documento comprobatório de entrada no território nacional.
Durante a busca pessoal um deles portava uma faca na cintura, alegando ser para defesa pessoal, pois já havia sido roubado no Peru, e na sua bolsa estava uma certa quantidade de maconha que, segundo ele, era para consumo, e foi encontrado uma lata de cola de sapateiro, quase vazia. O outro indivíduo confirmou que também usava maconha para tratar de problemas de saúde.
Apenas um portava documento nacional da Colômbia. O outro apresentou Boletim da Polícia Peruana do roubo e confirmou que os dois eram colombianos e que pretendiam seguir até São Paulo, pois eram fãs do futebol brasileiro.
Diante dos fatos, foi informado que os estrangeiros iriam ser encaminhados à Sede da Polícia Federal (PF) para que pudessem regularizar a situação no país e que não era permitido usar narcóticos no Brasil. Neste momento, os dois ficaram nervosos, desobedeceram as ordens dos polícias e quiserem sair do local. Assim, foi preciso dete-los para levá-los à PF.
Chegando lá, alegaram que desconheciam as leis brasileiras e que foram mal orientados sobre como proceder em nosso país. O estrangeiro que portava a faca ainda confirmou que já havia sido preso em Cali, Colômbia, por briga contra torcida rival, e que ambos realmente pretendiam ir até São Paulo assistir a uma partida de futebol, mas que não tinham nenhum dinheiro, e não queriam retornar de forma alguma para seu país de origem.
Caso não regularizem sua situação no país, ambos poderão ser deportados.
Deportação é uma medida administrativa perante a situação que irregular no país em questão. Por lei, o estrangeiro que ingressar de modo irregular no Brasil será notificado e terá um prazo para permanecer aqui. Esse prazo é dado para que a pessoa saia do Brasil ou que se regularize. Caso isso não ocorra, o estrangeiro será deportado ao seu país de origem.
[Assessoria]