ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Pessoas em situação de rua: Parceria entre prefeitura de Rio Branco e Governo resulta em oficina com MDS
A fim de aprimorar os conhecimentos sobre o atendimento e qualificar ainda mais os serviços prestados, a equipe Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), participou nessa terça-feira (20), de uma oficina ministrada por uma profissional técnica do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado, por meio de suas Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, SASDH e SEASDH, respectivamente, visando avançar na questão do fluxo de atendimento à pessoas em situação de rua.
Durante o diálogo, a equipe técnica do Centro POP teve a oportunidade de expor as condições e os maiores desafios enfrentados na rotina de trabalho dentro da unidade. Também foi discutido o papel do Centro POP na construção de vínculos, na oferta de serviços e na promoção da segurança junto à rede de proteção social. O evento ressaltou ainda, a necessidade de desconstruir preconceitos e reforçar a dignidade das pessoas atendidas.
Ana Carla Costa Rocha, coordenadora nacional das medidas socioeducativas e programas intersetoriais do MDS, destacou a importância da iniciativa.
“Recebi o convite para estar aqui no Centro POP com uma proposta de dialogar sobre o processo de trabalho da política de média complexidade, abordando ferramentas e instrumentos que podem melhorar a qualidade do atendimento à população em situação de rua. Trabalhamos com uma perspectiva técnica para qualificar ainda mais essa oferta”, afirmou.
A coordenadora também elogiou o comprometimento da gestão local e pontuou alguns desafios naturais inerentes ao serviço do centro Pop.
“Percebo um empenho muito grande da Secretaria Municipal de Assistência Social, do secretário e da equipe em promover e executar bem essa política aqui no município. Existem grandes desafios, mas também vimos bons encaminhamentos, o município assumindo compromissos e executando os serviços, além da presença do Estado com capacitações e articulação de políticas públicas, em uma construção intersetorial.”
O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Wellington Chaves, reforçou o papel fundamental da oficina para fortalecer as ações do Centro POP.
“Muito importante ter esse diálogo para entender como podemos melhorar dentro das condições que nós temos. Nosso compromisso é garantir à população em situação de rua, um atendimento humanizado e eficiente, entendendo que estamos lidando com vidas, com histórias e com direitos”.