Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Petição assinada por mais de 2 mil internautas, pede a Gladson que não feche a Escola de Música

Publicado

em

Da redação do Acre News/ Foto: Reprodução

Uma petição eletrônica assinada por mais de duas mil pessoas pede ao Governador, Gladson Cameli (PP), que não feche a “Escola de Música do Acre” (EMAC), localizada no bairro Tucumã, em Rio Branco. Entre os apoiadores do abaixo-assinado, estão figuras importantes da política acreana como o ex-senador, Jorge Viana (PT), o atual deputado da Aleac, Daniel Zen (PT) e artistas locais de música e ex-alunos que também reforçam o pedido diretamente ao chefe do executivo.

Link para assinar o manifesto: https://www.change.org/p/governador-do-acre-n%C3%A3o-feche-a-%C3%BAnica-escola-p%C3%BAblica-de-m%C3%BAsica-do-estado-do-acre?signed=true

A Escola de Música do Acre foi inaugurada em 2010 no governo Binho Marques. Inicialmente, o espaço foi administrado pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM). Com o passar dos anos, a área administrativa mudou, bem como o objetivo do local. O governo atual quer utilizar o prédio, segundo a petição, numa Escola Vocacionada de Artes do Estado. Os autores da petição não aceitam a proposta da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (SEE), atualmente responsável pela Escola.

Eles justificam que “A EMAC se tornou referência no que se refere ao ensino da Música no Acre, tendo contribuído na formação e na sensibilização de mais de 4 mil crianças, jovens e adultos, certificando cerca de 2 mil pessoas, que tiveram acesso às atividades oferecidas de forma totalmente gratuita. Além disso, trata-se de um espaço que garante emprego e renda para os profissionais da música que lá atuam”.

“Portanto, muito nos surpreendeu, a nós, músicos acreanos, quando fomos informados, através da imprensa, de uma mudança radical no modelo da EMAC, sem a devida pactuação com o movimento cultural/musical e a sociedade civil, seja através de uma consulta pública ou através de apreciação prévia do Conselho Estadual de Cultura. Ressaltamos que o projeto da escola vocacionada possui méritos, porém acreditamos que existem outras alternativas para sua implantação, inclusive utilizando prédios de escolas regulares que se encontram ociosos e que teriam melhores condições de abrigar esse projeto de forma mais adequada, não sendo necessário, dessa forma, utilizar-se da estrutura física da EMAC preservando assim sua finalidade de ser um espaço destinado exclusivamente ao ensino da música no estado do Acre”, diz a petição eletrônica.

Por fim, na mesma petição, os músicos e artistas pedem investimento no local com a compra de equipamentos, melhoria nos recursos humanos. Sobre a petição e as demandas, a SEE ainda não se manifestou sobre o assunto.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas