POLÍCIA
Polícia Civil do Acre participa de cursos de Investigação de Homicídios promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública
Com o objetivo de capacitar delegados, agentes, investigadores, escrivães e peritos especializados na elucidação de homicídios, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com apoio do governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, da Polícia Civil, e da Academia de Polícia deu início neta segunda-feira, 17, ao curso Básico e Avançado de Investigação de Homicídios.
Esta é a 8ª edição do Curso Básico de Investigação de Homicídios e à 4ª edição do Curso Avançado de Investigação de Homicídios, que está sendo sediada em Rio Branco, visando aprimorar aos profissionais com técnicas e tecnologias modernas para fortalecer o combate à violência no Estado.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, destacou a importância do curso. “Essa capacitação é de grande relevância para os profissionais da segurança pública. Em parceria com o Ministério da Justiça, buscamos aprimorar os conhecimentos dos policiais para garantir mais qualidade nos serviços prestados à população acreana”, afirmou.
No total, 40 alunos participam do curso básico e 15 do avançado, que tem como objetivo proporcionar uma visão mais detalhada sobre investigação de homicídios. A capacitação ocorre em período integral com aulas ministradas no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança e Justiça (CIEPS), com encerramento no dia 27 de fevereiro.
O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Dr. Henrique Maciel, ressaltou a relevância dessa parceria para a segurança pública do Acre: “A Polícia Civil do Acre tem um compromisso constante com a qualificação de seus profissionais, e cursos como esse são essenciais para fortalecer nossas equipes no enfrentamento ao crime. A capacitação contínua reflete diretamente na melhoria da segurança para a população, e estamos sempre buscando inovação e aperfeiçoamento das técnicas investigativas”, enfatizou.
Um dos instrutores do curso e titular da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), Alcino Ferreira de Sousa, destacou a importância de proporcionar aos alunos novas abordagens de investigação. “O objetivo é aprofundar os conhecimentos, trazer novas técnicas e oportunidades de investigação, o que certamente ajudará na busca pela verdade e contribuirá para a redução dos índices de homicídios no estado e na Região Norte”, destacou.