POLÍCIA
Polícia Federal deflagra operação contra fraudes na obtenção de porte de armas no Acre; pelo menos um é preso
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (15), uma operação em Rio Branco para investigar fraudes em processos de aquisição e porte de armas de fogo. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal do Acre, com foco em requerimentos feitos junto à própria PF por meio de documentos e informações falsas.
Segundo as investigações, os suspeitos teriam utilizado dados adulterados para comprovar a “efetiva necessidade” exigida nos processos de autorização para aquisição e porte de armas. Um dos investigados seria despachante e, conforme apontado pela PF, foi o responsável por protocolar os pedidos com documentação inverídica. Os demais investigados seriam os beneficiários diretos das supostas fraudes.
Durante o cumprimento dos mandados, uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de acessório de arma de fogo de uso restrito, o que agrava a tipificação penal. A Polícia Federal apreendeu documentos e dispositivos eletrônicos, que agora serão analisados para mensurar a extensão do esquema criminoso.