Connect with us

POLÍTICA

Governo acelera recuperação de máquinas e equipamentos agrícolas para aquecer a produção

Publicado

em

Agência AC

Desde o início do governo de Gladson Cameli, a Secretaria de Produção e Agronegócio do Acre (Sepa) está empenhada em recuperar máquinas do Estado que foram cedidas a produtores. Primeiro foi feito um trabalho de localização em diversas propriedades rurais. Posteriormente, as máquinas e implementos foram recolhidos para serem totalmente recuperados.

Desde abril, foram reformados 60 equipamentos. Foto: cedida

Na gestão do secretário Nenê Junqueira, a Sepa acelerou o processo. Desde abril, foram reformados 60 equipamentos, entre máquinas pesadas, tratores, caminhões implementos, conforme a determinação do governador. “Com três equipes em campo, fizemos um trabalho de localização e passamos a recolher esse maquinário público”, disse ele.

A vantagem é que todo o equipamento passou por manutenção e reforma para ser entregue novamente aos produtores dentro de um plano de gestão do agronegócio. “Montamos uma oficina mecânica na Sepa e essas máquinas, depois de recuperadas, voltam aos produtores documentadas, por meio de associações agrícolas e cooperativas. A vantagem é que os produtores estão pegando máquinas totalmente revisadas e os implementos arrumados, para desenvolver os seus trabalhos. No passado era o contrário, os produtores tinham que reformar as máquinas por conta própria e descontavam em horas de trabalho”, explica Junqueira.

Renovação do maquinário agrícola

Equipamentos passaram por manutenção e reforma para serem entregues novamente aos produtores dentro de um plano de gestão do agronegócio. Foto: cedida

Nenê Junqueira antecipou que, até novembro, o governo terá R$ 70 milhões em recursos para comprar novas máquinas e implementos para distribuir aos produtores.

“Os recursos são oriundos de emendas parlamentares que estão em processo de licitação. O problema é que no mercado brasileiro, no momento, não há máquinas disponíveis para venda. É preciso esperar numa fila para adquirir esses equipamentos. Mas o que tiver no mercado disponível iremos comprar. Esses novos equipamentos devem começar a chegar ao Acre até o fim de novembro”, relata o secretário.

Aquecimento do agronegócio

Para o titular da Sepa, as máquinas e implementos recuperados, mais a chegada dos novos, deverão aquecer a produção agrícola no estado.

“Poderemos atender um grande número de pequenos, médios e grandes produtores que no passado não estavam sendo atendidos, porque não tinham máquinas na Sepa. Muitas estavam em mãos de particulares, que se consideravam donos dos bens públicos. Chegavam até mesmo a alugar para terceiros os equipamentos. Recolhemos tudo e agora vamos poder atender um número maior de produtores em todo o estado. Sempre com o cuidado de entregar equipamentos em pleno funcionamento para os produtores. Isso sem dúvida irá se refletir no aumento da produção agrícola”, afirma Junqueira.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas