Connect with us

POLÍTICA

Jorge Viana acusa Gladson de brigar com aliados e Moisés Diniz responde: “Ele rompeu com aliados antes de ser governador”

Publicado

em

Por Moisés Diniz

Está incomodando essa tentativa do Jorge Viana de tentar carimbar o governo de Gladson Cameli como um grupo que vive brigando. Aliás, Gladson não briga com ninguém, é só checar as notícias sobre isso. Só tem um ser vivo que faz o Gladson perder a calma e até a brigar: o coronavírus.

Agora, peço licença para contar algo que ocorreu há 25 anos. A maioria dos eleitores jovens nem tinha nascido.

Em 1996, o PT filiou o dirigente mais importante do PCdoB, o vereador da capital, meu amigo Marcos Afonso.

Como se não bastasse a desfiliação do principal dirigente dos comunistas, Jorge Viana lançou Marcos Afonso como candidato a prefeito pelo PT.

Como os comunistas não tinham sangue de barata, não aceitaram a humilhação e lançaram Taboada e Edvaldo para prefeito.

O PCdoB passou a vergonha de ter apenas 1% dos votos, mas, o Mauri Sérgio (MDB) ganhou a eleição.

Aquela foi a penúltima vez que o PCdoB teve coragem de enfrentar o poderio do PT. A última fui eu mesmo, quando enfrentei o PT e disputei a prefeitura de Tarauacá, no ano de 2000, com apoio do MDA e de 8 partidos da FPA. O PT só teve o apoio do PSDB. Eu consegui juntar, no mesmo palanque, toda a direita (menos o PSDB) e 90% da esquerda (menos o PT). Mas, eu fui derrotado, porque tive duas máquinas poderosas contra mim.

Portanto, o Jorge Viana brigou e rompeu com aliados bem antes de ser governador, o fez quando ainda era prefeito.

Faço esse esclarecimento, porque o ex-senador insiste em falar de brigas no grupo de Gladson Cameli. Noutra oportunidade, eu falo das lideranças que saíram da FPA, como Taboada, Osmarino Amancio, Marina, Márcio Bittar, Petecão, Calixto,Alan Rick e Gladson. E como algumas lideranças históricas da esquerda foram exiladas, seja pelo ostracismo ou por deslocamento para outras funções não políticas.

PS. Registro, ainda, que quem liderou a reconstrução da relação PT-PCdoB fui eu, pra eleição de Jorge Viana de governador em 98, porque Taboada e Edvaldo não queriam conversa com o PT.

PS 2: Escreverei outro post sobre os cargos eletivos e executivos que exerci na FPA. Minha gratidão por eles é pública, como foram conquistados e como fui tratado. Ninguém cospe no prato que comeu, mas, também, não pode esconder o tipo de comida.

PS 3: Independente da minha nova posição política, mantenho muitas amizades na FPA e respeito aos seus dirigentes (inclusive o JV), como sempre fiz em relação aos antigos líderes da oposição, porque não fiz e nunca farei política com raiva ou rancor.

PS 4: Coordenei o primeiro comício da carreira política de Jorge Viana, candidato ao governo em 90, no bairro da Praia, em Tarauacá, quando não existia PT no Juruá. Portanto, fiz a minha parte, fui leal, me dediquei. Agora, fiz outra opção política e lutarei por ela.

* MOISÉS DINIZ é membro da Academia Acreana de Letras, autor do livro ‘Bandeira Gêmea’ (que transformou em poesia o Programa do PCdoB).

Continuar lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍTICA

Pedro Longo parabeniza secretarias e sindicatos por diálogos e acordos que encerraram greves no AC

Publicado

em

Por

O deputado Pedro Longo usou o pequeno expediente da sessão desta terça-feira (22), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), para parabenizar a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) e os sindicatos da área pelo acordo que chegaram sobre o fim da paralisação das atividades ambulatoriais no Estado.

A greve durou aproximadamente 72 horas. O secretário Alysson Bestene conseguiu dialogar com as categorias dos médicos, enfermeiros e demais técnicos e anunciou algumas medidas importantes que serão tomadas pelo Governo nos próximos meses, como o pagamento de insalubridade, realização de concurso público e correção de perdas inflacionárias.

“Quero aqui dizer que a atitude tomada pela Sesacre de dialogar com as categorias foi muito importante e merece todo reconhecimento, sobretudo nesse momento crítico que estamos vivendo. Ambas as partes optaram por um acordo pacífico e atendendo as necessidades dentro do que é possível e garantido pela lei. Precisamos desse diálogo”, explicou o líder do governo.

Longo fez questão de afirmar que o governador Gladson Cameli está empenhado em oferecer as melhores condições de trabalho aos profissionais da Saúde.

“A Saúde é uma prioridade do governo Gladson, assim como o bem-estar dos nossos profissionais que são tão importantes na manutenção desse Estado”, salientou.

O parlamentar destacou também o fim da greve da Educação, a partir de uma relação cordial criada entre a Secretaria Estadual de Educação, Esporte e Cultura (SEE) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (SEE).

“Chegamos também ao fim da greve da Educação, com anúncio de medidas importantes pelo Governo, observando os limites impostos pelos órgãos reguladores. Parabenizo aqui a secretária Socorro Neri pela condução desse processo”, finalizou.

Com informações Acre In Foco.

Continuar lendo

POLÍTICA

Gladson vai ao Sul buscar modelo de gestão administrativa do Governo de Santa Catarina

Publicado

em

Por

Da redação do AcreNews / Foto: Reprodução

O governador Gladson Cameli (PP) cumpre, hoje (22), agenda institucional em Santa Catarina (SC). Por lá, foi recebido pelo governador Carlos Moisés (PSL) onde participou de um almoço na residência oficial do anfitrião. A visita serve para que ambos troquem experiências sobre gestão principalmente na área administrativa e de saúde.

“O objetivo da nossa visita é trocar informações de modelos de gestão entre os dois Estados. O Acre deu saltos importantes na gestão ao longo de dois anos e seis meses, mas precisamos avançar ainda mais. Temos adquirido experiências importantes e que gostaríamos de partilhar e também aprendermos sobre o modelo de gestão de Santa Catarina”, comentou.

Cameli foi acompanhado do secretário de Estado de Saúde de Santa Catarina André Mota Ribeiro, o secretário de Estado de Saúde do Acre, Alysson Bestene, o subchefe do gabinete Militar do Acre, Carlos Negreiros, a secretária-adjunto da Secretaria de Planejamento e Gestão do Acre Kelly Lacerda e a coordenadora geral da Casa Civil no Acre, Silvânia Pinheiro.

Continuar lendo

POLÍTICA

Rodrigues Alves: prefeito Jailson Amorim recebe visita do Deputado Estadual Wagner Felipe

Publicado

em

Por

Nesta segunda-feira, 21, o prefeito Jailson Amorim recebeu a visita do Deputado Estadual Wagner Felipe, do Partido Liberal (PL), que está cumprindo agenda institucional na região do Juruá.

Em sua primeira vinda à cidade como parlamentar, o deputado se colocou à disposição do gestor municipal, se dispondo, inclusive, a destinar emendas do orçamento impositivo do estado através do seu gabinete.

Ao manifestar gratidão pela visita e disponibilidade, o prefeito afirmou ser sempre muito positivo para a municipalidade a disposição de novos colaboradores, em especial em se tratando da disponibilidade de um deputado estadual em enviar recursos, assim contribuindo para com o município.

Continuar lendo

Trending

www.acrenews.com.br é uma publicação da Acrenews Comunicação

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Endereço: Área rural, 204, Setor Barro Vermelho - CEP 69.923-899

Os artigos assinados não expressam a opinião deste site.

contato@acrenews.com.br

Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia