Connect with us

POLÍTICA

Valtim José, amigo pessoal e atual chefe de gabinete de Tião Bocalom, assumirá a Casa Civil da prefeitura

Publicado

em

Por Evandro Cordeiro

A saída inesperada do chefe da Casa Civil da prefeitura de Rio Branco, Arthur Liboriano Neto, a pedido do próprio, nesta quarta-feira, 5, obrigou o prefeito Tião Bocalom (Progressistas) a mexer na equipe no momento inapropriado. Segundo o próprio Bocalom, o foco está em outros projetos a essa altura do campeonato. O negócio é que a equipe não pode ficar “descoberta”, razão pela qual precisará dar essa improvisada, até que arranjos políticos apontem para o novo e definitivo chefe da Casa Civil. Para a tarefa de “tampão” Bocalom chamou exatamente quem deveria, seu principal escudeiro há mais de duas décadas, Valtim José. A nomeação dele para responder pela pasta deverá ser publicada nesta sexta-feira, 7, no Diário Oficial.

Valtim, na verdade, deverá ser o “coringa” ou “severino” do prefeito Tião Bocalom durante toda a gestão, uma metafora sobre o sujeito que joga em todas as posições no time, justamente por gozar da mais alta confiança. Não é nenhum demérito a alusão, segundo o próprio Valtim disse ao Acrenews. “Pelo contrário. Sou um soldado e vou servir sempre na hora que for chamado”, se prontificou. Ele é o chefe de Gabinete, mas amanhã deve acumular a Casa Civil, onde estava um “as”, respeitado por todas as correntes políticas do Acre, o Arthur Neto, que vai cuidar da saúde, pela versão oficial. Bocalom foi à Transacreana agora há pouco se encontrar com produtores do Agricultura Familiar, mas antes deixou confirmado o nome de Valtim.

A relação do concludente dos cursos de Direito e Gestão Pública Valtim José com o prefeito da capital é, a bem da verdade, uma parceria de respeito há mais de duas décadas. Aos 53 anos, Valtim desde os 30 assessora Bocalom em partidos. “Começamos no PSDB”, lembra. Para aproximar ainda mais a ambos, nos últimos anos eles dividem o mesmo apartamento em um condomínio da capital, desde que dona Beth, a esposa do prefeito, precisou ser levada para perto da família dela, em Minas Gerais, onde é tratada intensivamente de uma doença degenerativa. “Valtim é o filho homem que eu não tive”, costuma dizer o prefeito.

Assumir onde for preciso durante a gestão de Bocalom não será o único desafio desse mineiro que chegou ao Acre há 25 anos. Ele pode ser chamado para outras missões mais importantes em futuras composições políticas do prefeito. Mas esse é assunto sobre o qual eles não falam, pelo menos às claras. Por enquanto, Valtim vai atuando como “severino”, sem nenhum ressentimento com a situação. “Estou feliz para servir essa gestão, como severino, coringa, seja como for”, garantiu ao Acrenews. Pode ser que Valtim até fique no cargo em definitivo. Não é descartada essa passividade. Vai depender do tempo e dos acertos políticos do chefe dele. Chefe não, amigo.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas