Com a obra prestes a ser concluída, o governador Gladson Camelí se prepara para realizar mais uma entrega histórica em Xapuri. A construção da Ponte da Sibéria avança para a fase final, com apenas 12 metros restantes para a conclusão do vão central. Os serviços são executados pelo governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), que realizou nova vistoria técnica na estrutura nesta sexta-feira, 4.
O governador ressaltou o empenho das equipes governamentais para garantir a construção dessa obra tão importante para o Acre e para Xapuri.
“Essa ponte é um sonho para centenas de xapurienses, e finalmente vai sair do papel. É como eu tenho dito, este é o ano do executar, e em breve, com o esforço de toda uma equipe de governo, vamos entregar mais uma grande obra que é a Ponte de Sibéria, garantindo o direito de ir e vir, dando dignidade para a população aguerrida de Xapuri”, disse.
O gestor agradeceu também ao senador Márcio Bittar, que destinou recursos importantes por meio de emenda parlamentar para a construção da ponte.
Os serviços seguem concentrados na concretagem das últimas aduelas do vão central, etapa fundamental para a finalização da superestrutura da ponte. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, enfatizou a relevância da fase atual da obra.
“Estamos nos aproximando do momento mais simbólico desta obra, que é a ligação dos dois lados. A cada avanço, concretizamos um sonho antigo da população, graças ao compromisso do governador Gladson Camelí, que tem sido incansável na realização dessa entrega. Também é fundamental reconhecer o apoio do senador Márcio Bittar, que destinou emenda parlamentar para viabilizar a construção. A concretagem segue em ritmo acelerado, com as equipes atuando também nas extremidades”, destacou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.
A obra já alcançou 90% de execução e está sendo realizada com a técnica de balanço sucessivo, que permite o avanço das estruturas a partir dos apoios centrais em direção às extremidades.
Além do vão central, as frentes de trabalho atuam na construção do trecho de laje-viga entre os apoios e na preparação das próximas etapas, como o fechamento lateral e central, o lançamento das lajes de passeio e a instalação dos dispositivos de segurança, como guarda-rodas e guarda-corpos.
Com 363 metros de extensão, a nova ponte é uma das maiores obras de mobilidade urbana em execução no estado e integra a Operação Verão 2025, que intensifica as frentes de infraestrutura nos municípios.
O projeto contempla ainda obras de urbanização no entorno da estrutura, com melhorias nos acessos viários e paisagismo, contribuindo para a valorização da área urbana de Xapuri.