POLÍTICA
Por causa da cheia do Purus em Santa Rosa, prefeito Tamir decreta situação de emergência nesta quarta
O prefeito de Santa Rosa do Purus, Tamir Sá (MDB), decretou situação de emergência em seu município, devido a cheia do rio Purus, que nesta terça-feira havia desabrigado pelo menos 100 famílias. O decreto está publicado na edição desta quarta-feira, 23, do Diário Oficial do Acre. Isso facilita a gestão enquanto durar o caos da cheia repentina.
Santa Rosa é um município do Acre localizado as margens do rio Purus, próximo à fronteira com o Peru. É isolado por terra. Para acessá-lo, só por água e ar. Nas águas de março, que geralmente fecham o verão, o rio acabou transbordamento ao menos um metro acima da cota, pegando a todos de surpresa.
Nesta terça a prefeitura começou os trabalhos de remoção das famílias atingidas pela cheia do rio que banha a cidade. Até a manhã de hoje (22), 19 famílias, aproximadamente 100 pessoas, já estavam abrigadas em escolas mantidas pelo executivo municipal. A situação tende a piorar, devido às fortes chuvas que estão caindo na região. A prefeitura espera o pedido de remoção de novas famílias, nas próximas horas. Segundo informações extraoficiais, seis aldeias indígenas foram atingidas. Na zona urbana pelo menos três bairros já estão tomados pelas águas.
Ao AcreNews, o prefeito Tamir de Sá (MDB) ressaltou que a prefeitura tem colaborado para amenizar o sofrimento da população atingida. “Tá uma situação difícil, por aqui. As coisas estão muito caras e temos enfrentado problemas com a logística (…) Mandei uma equipe para montar abrigos, criar uma estratégia para ajudar a população que foi atingida. Nós estamos dando o apoio dentro do possível”, disse.
You must be logged in to post a comment Login