Connect with us

ESPORTE

Por difundir o Taekwondo no Acre, mestre Juca é graduado a 8° DAN mesmo após sua morte

Publicado

em

Foto: O Mestre aplica um chute intitulado Yop Tchagui numa apresentação em frente ao Palácio Rio Branco. A demonstração visava alertar o poder pública a incentivar a prática do esporte no Estado.

Numa solenidade em que se fazia presente vários mestres e centenas de atletas realizada durante o campeonato estadual de taekwondo no mês de abril na quadra do colégio meta, o presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) o grão-mestre Alberto Cavalcante Maciel Junior juntamente com Presidente da Federação Acreana de taekwondo (FETEAC) o Mestre Thiago Marques resolveram homenagear o mestre José Carlos Gomes Guimarães (mestre Juca) concedendo para ele o título de mestre oitavo dan pelos relevantes serviços prestados nas artes marciais no âmbito do Estado do Acre e no Brasil.

Imagem do Mestre José Carlos Gomes Guimarães (Mestre Juca) provavelmente em 1990 na Cristal Academia. Na foto o professor demonstra a base AP KUBI.

O mestre José Carlos Gomes Guimarães conhecido popularmente como “Mestre Juca” foi o precursor deste esporte olímpico no Acre chegando aqui no ano de 1989 iniciando suas primeiras atividades como instrutor de defesa pessoal nas polícias militar e civil. Logo em seguida o professor é convidado para ser instrutor na extinta Cristal Academia momento em que iniciou um projeto social que visava beneficiar com bolsas de estudos jovens e crianças que viviam em situação de vulnerabilidade social. Já bem fixado no Estado, Juca cria a primeira Federação de Taekwondo do Acre e monta sua própria academia que funcionava num edifício localizado ao lado da escola Menino Jesus.

Certificado de 8º dan, homenagem da CBTKD E FETEAC para o introdutor do Taekwondo no Acre o Mestre José Carlos Gomes Guimarães.

O certificado, foi entregue para seu discípulo o Mestre André Luíz que é quinto dan na modalidade. André recebeu a comenda das mãos do Presidente da Federação de Taekwondo (CBTKD) Thiago Marques bastante emocionado.  

UM POUCO DA HISTÓRIA DO TAEKWONDO

O taekwondo é uma arte marcial de origem coreana e significa “o caminho dos pés e das mãos”. A história coreana narra que, um certo rei da vigésima quarta dinastia Silla, teve a ideia de formar um grupo de guerreiros especialistas não somente em lutas utilizando lanças, espadas, flechas e escudos, mais também eles deveriam ser especialistas em lutas corporais usando os pés e as mãos, caso estivessem desarmados. A estes soldados guerreiros ele denominou de Hwa Rang Do. Este pelotão de elite do exército coreano, criaram um estilo de luta denominado Soo Bak que se baseavam em ataques corporais onde predominantemente se utilizavam os pés e as mãos, no entanto, durante o período da dinastia Koryo iniciada em 924 e findada em 1392, os grandes Mestres desta arte marcial, findaram desenvolvendo cerca de 25 posturas e técnica de lutas que acabaram dando a base para o taekwondo da atualidade. Mas tarde, esta arte marcial sofre perseguições com a invasão japonesa em 1909 e os coreanos só voltam a ter o direito de treinar o taekwondo depois da Segunda Guerra Mundial em 1945.

Em nosso país esta arte marcial foi introduzida em 1970 com a chegada do Mestre Song Min Cho em São Paulo. No Acre, ela foi introduzida em 1989 pelo Mestre José Carlos Gomes Guimarães (Mestre Juca) e virou esporte olímpico já valendo medalhas nos jogos de Sydney em 2000.

[Assessoria]

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas