Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto Velho 107 anos: AcreNews mostra as curiosidades e fatos marcantes da cidade

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Wanglézio Braga

A capital de Rondônia, Porto Velho, completa 107 anos de sua criação nesse sábado, 02 de outubro. Limítrofe ao Estado do Acre, pelo município de Acrelândia, a cidade virou um dos principais destinos dos acreanos quando o assunto é lazer, negócios e tratamento de saúde com destaque para atendimentos nas áreas da oncologia e oftalmologia. 

Vem de Porto Velho e dos seus distritos os muitos acessos do site AcreNews, por isso tomamos a liberdade para mostrar aos nossos leitores alguns fatos curiosidades da capital dos rondonienses e congratular esse importante município brasileiro.   

As três Marias. Caixas d’água é um dos principais cartões portais da cidade

TERRITÓRIO ‘MACETA’

Você sabia que Porto Velho possui a maior área territorial entre todas as capitais brasileiras? Muito mais que isso, a cidade é a única que faz fronteira com outro país, a Bolívia. Ela é tão grande que possui oficialmente 12 distritos espalhados em seus 34 mil km². Para exemplificar, a área é maior que os estados de Alagoas e Sergipe.

HAJA BOLO!

Curiosamente, Porto Velho possui duas datas de aniversário. A principal comemora-se hoje e a segunda em janeiro, no dia 24.  Em 2 de outubro de 1914, o governador do Amazonas, Jonathas Pedrosa, elevou à categoria de Cidade. Vale lembrar que Porto Velho pertencia ao território do Amazonas, pela vila Humaitá, por isso houve a intervenção do executivo. Em janeiro de 1915, foi feita a solenidade de instalação da cidade com a escolha do que seriam hoje o prefeito e os vereadores.

OLHA O TREM

Locomotiva Estacionada na Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM)

A população de Porto Velho, cerca de 41% é formada por um grande contingente de imigrantes, ou seja, grande parte dos seus moradores nasceram fora do estado. A chegada dos imigrantes ocorreu da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, em 1907, por meio da empresa americana Madeira Mamoré Railway Company. Essa construção, mais tarde, foi retratada por uma minissérie da Rede Globo, Mad Maria. A estimativa populacional é de 548 mil moradores que são chamados de “beraderios”   

O MADEIRA

As margens do Rio Madeira, agências levam os turistas para um passeio

O Rio Madeira é o principal manancial que abastece a cidade e seus distritos. Ele nasce nas cordilheiras dos Andes, pela Bolívia, onde recebe o nome de Rio Bene. No Brasil, deságua na calha da bacia do Rio Amazonas. Recebeu o nome “Madeira” por trazer em suas águas, de tons marrom, na temporada das chuvas, grande quantidade de troncos e árvores. Por muitos anos, o rio foi considerado um empecilho para o desenvolvimento na região. A BR-364 no Distrito da Ponta do Abunã era repartida e dependia de uma balsa para ligar o seu território rumo ao Acre.

VAI COMER? PROVE A CALDEIRADA

Na cidade é possível encontrar vários tipos de comida, desde as mais sofisticadas até as mais simples de rua. O peixe é o principal ingrediente. Um dos pratos típicos da região é a caldeirada de tambaqui ou de tucunaré, um caldo bem famoso que acompanha, após a degustação, doces de frutas tradicionais da Amazônia.

LIGAÇÕES ENTRE PORTO VELHO E O ACRE

Vem de Porto Velho a energia que é consumida no Estado do Acre, pelo sistema de linhões que cortam as propriedades ao longo da BR-364. A cidade possui uma usina hidrelétrica (UHE Santo Antônio) que é interligada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável por mandar energia para todas as regiões do Brasil.  A UHE possui 50 turbinas do tipo Bulbo para geração de energia elétrica com potência de cerca de 71,6 megawatts.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas